Últimas Notícias

Principal competição da temporada, Mundial de Esgrima começa neste sábado


Nathalie Moellhausen é a principal esperança do Brasil em Milão
Foto: Augusto Bizzi/FIE

*Release da CBE

Principal evento do ano na esgrima, o Campeonato Mundial inicia neste sábado (22) em Milão, na Itália. Até o dia 30, a nata da modalidade estará desfilando seu talento em pista, competindo individualmente e por equipes atrás de medalhas e de pontos dobrados no ranking mundial, nas três armas e nos dois gêneros. Serão realizadas um total doze provas, contando com a participação de atletas de cem países, sendo vinte deles do Brasil.

Além de toda a importância que o Mundial carrega, trata-se de uma competição diferente das edições anteriores da competição, por ser disputada em um ano pré-olímpico. O torneio vale muitos pontos para o ranking que definirá as equipes e os atletas classificados para os Jogos de Paris, em 2024.

Nathalie Moellhausen será a principal atleta brasileira na competição. Atual número 4 do mundo, a espadista conquistou a única medalha do Brasil na história dos Campeonatos Mundiais: um ouro em 2019, na Hungria. Além disso, faturou um bronze em 2010, na França, quando competia pela Itália, fora um ouro e um bronze pela equipe italiana. Também soma oito medalhas em etapas da Copa do Mundo (3 ouros, 3 pratas e 2 bronzes) e quatro em Grand Prix (1 ouro e 3 bronzes).

Nesta temporada, Nathalie venceu o Grand Prix em Doha e uma etapa da Copa do Mundo, em Barcelona. No mês passado, ajudou a equipe nacional a conquistar o bronze no Campeonato Pan-Americano. Competem ao seu lado as espadistas Amanda Netto Simeão, Marcela Silva e Victoria Vizeu, que juntas formam o time verde e amarelo na prova por equipes.

Outra aposta brasileira é o floretista canhoto Guilherme Toldo. Recuperado de lesão, Toldo busca agora recuperar espaço perdido no ranking mundial, onde chegou a figurar no Top-10. Chega a Milão embalado pela medalha de bronze individual, obtida no competitivo Campeonato Pan-Americano. O gaúcho compete individualmente e por equipe ao lado de Lorenzo Mion, Paulo Morais e Pedro Marostega.

Espada com o maior número de atletas


Além das quatro representantes femininas na espada, o Brasil contará com quatro atletas na competição masculina, fazendo da espada a arma com o maior número de esgrimistas em Milão: oito. O grupo masculino é capitaneado pelo canhoto Alexandre Camargo, número 1 do Brasil e 61 do mundo, que nesta temporada venceu três etapas do Torneio Nacional e vem de um sétimo lugar no Campeonato Pan-Americano. Além Camargo, Fabrizio Lazzarotto, Leandro Seini e Maurício Pellegrino completam o time brasileiro nas disputas individuais e por equipes.

No sabre, o Brasil terá apenas dois representantes na competição individual: Bruno Pekelman e Fábio Salles. Na competição por equipes, terão o suporte de Pedro Marostega, que individualmente disputará o florete. O sabre feminino será representado no individual e na equipe por Karina Trois, Luana Pekelman e Giulia Gasparin. A arma teve um desfalque de última hora: Pietra Chierighini, que sofreu uma lesão no ombro e ficou fora do torneio em Milão.

Bia Bulcão, Giovana Bonetti e Mariana Pistoia serão as nossas representantes no florete feminino. Delas, Pistoia, atual líder do ranking nacional, é a única destra da equipe. Bia, representante do Brasil na Olimpíada do Rio 2016 e atleta mais experiente do trio, tenta um bom resultado internacional para seguir com esperança de classificação aos Jogos Olímpicos. Bonetti debuta na competição.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar