![]() |
Foto: Wagner Carmo/CBAt |
O velocista Paulo André Camilo de Oliveira (CAES-ES) é uma das estrelas do Troféu Brasil de Atletismo, que será disputado de 6 a 9 de julho no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Ele está inscrito nos 100 m, prova que venceu em cinco edições do evento (de 2017 a 2021). A competição será transmitida ao vivo pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a disputa dos 100 m será no primeiro dia de competições.
Paulo André ficou um ano e meio afastado das competições, período em que se concentrou na disputa do reality show Big Brother Brasil, da Rede Globo, em 2022, e depois em eventos como celebridade, tornando-se famoso e conhecido do grande público.
Voltou a competir em um evento oficial no dia 30 de abril no 2º Desafio CBAt/CPB no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - ganhou a semifinal, com 10.18 (-0.7), uma marca expressiva, a quinta do Ranking Brasileiro de 2023, mas completou a final mancando com dores no músculo posterior da coxa direita. Já está recuperado e trará ainda mais competitividade para a prova mais rápida do atletismo em sua luta pelo hexacampeonato do Troféu Brasil dentre os melhores velocistas do Brasil.
“O Paulo está bem, totalmente recuperado da lesão e treinando normalmente. A nossa meta é sempre brigar pelo título, será uma competição muito disputada. O objetivo é se qualificar para o Sul-Americano e o Mundial”, comentou Carlos José Camilo de Oliveira, pai e treinador de Paulo André, que ficou nacionalmente conhecido como PA no BBB. “Iremos tentar como sempre fizemos. Iremos com fé e foco”, concluiu Camilo.
Paulo André diz que acorda e sai para treinar todo dia, com a meta de correr os 100 m abaixo dos 10 segundos. “Os nove segundos são meu sonho. É o que me move e é o que vou buscar”, comentou o atleta paulista, nascido em Santo André, no dia 20 de agosto de 1998, e radicado em Vila Velha (ES). “Será bom rever meus amigos e sentir a adrenalina da competição.”
Integrante da equipe campeã mundial no revezamento 4x100 m em Yokohama, no Japão, em 2019, Paulo tem as seguintes melhores marcas pessoais: 10.02 (-0.6) nos 100 m, obtida em Bragança Paulista (SP) em 2018, no Troféu Brasil (recorde do torneio) e de 20.28 (0.5) nos 200 m da Universíade de Nápoli (ITA), em 2019. Ele correu 9.90 (3.2) em 29 de agosto de 2019, também no Troféu Brasil, em Bragança Paulista, mas com vento acima do permitido de 2.0 m/s. No revezamento 4x100 m, é recordista sul-americano, com 37.32, ao lado de Rodrigo Nascimento, Vitor Hugo dos Santos e Derick Souza.
A participação no BBB foi muito importante para a carreira esportiva também, segundo Paulo André. “Não preciso mais me preocupar com as contas e consegui montar uma estrutura boa, com fisioterapeuta e massoterapeuta, que podem ficar até 24 horas à minha disposição”, lembrou. “Além disso, eu posso ser uma espécie de porta-voz do atletismo, trazer a galera para as competições.”
0 Comentários