Últimas Notícias

Há 14 anos, Fabiana Murer vencia o Troféu Brasil com recorde sul-americano do salto com vara

Durante durante uma prova de salto com vara
Foto: Wagner Carmo/CBAt


É até difícil para Fabiana Murer escolher qual a sua edição inesquecível do Troféu Brasil de Atletismo . Mas a ex-atleta do salto com vara gosta de recordar da competição de 2009, disputada no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Há 14 anos, ela bateu o recorde sul-americano da prova, com 4,82 m, marca que lhe colocou na liderança do ranking mundial. Mas, tão importante quanto isso, foi assegurar a vitória do Troféu para sua equipe, a BM&FBovespa.

"Eu tenho ótimas lembranças de várias edições do Troféu Brasil, mas sempre tem aquele que marca mais. Eu sempre gostei muito de representar minha equipe, era legal ter os familiares e os amigos assistindo. O de 2009 foi muito legal, também porque foi no Rio de Janeiro, em um estádio que eu gostava muito de competir", lembra Fabiana sobre o estádio em que foi campeã do Pan, em 2007.

Fabiana conta que a disputa foi muito empolgante. Naquele ano, a BM&FBovespa disputou o título ponto a ponto com a Rede Atletismo. O salto com vara feminino foi a última prova da competição. Vencer a prova era importante, claro. Mas o recorde ainda daria pontos extras ao seu time.

"O recorde foi essencial para que a BM&F ganhasse. Foi muito legal porque todos da equipe estavam muito unidos, torcendo. Foi realmente marcante, ainda mais com o recorde. Eu saltei 4,82 m, na última tentativa, uma marca super expressiva. Foi muito emocionante cair no colchão depois desse salto, com todo mundo gritando."

A primeira vez que Fabiana bateu um recorde sul-americano do salto com vara no Troféu Brasil foi em 2008, no Ibirapuera, quando alcançou a marca de 4,80 m. Depois chegou a 4,82 m em 2009. E alcançou o grande feito de um novo recorde sul-americano no último ano de sua carreira: em 2016, marcou 4,87 m no Troféu Brasil disputado em São Bernardo do Campo, e ainda fez tentativas com o sarrafo a 5 metros.

Os importantes recordes sul-americanos conquistados no Troféu Brasil são apenas uma pequena parte da vitoriosa carreira de Fabiana Murer, que foi duas vezes campeã mundial (Doha/2010, em pista coberta; Daegu/2011, ao ar livre) e da Diamond League (2010 e 2014).

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar