Últimas Notícias

Congresso da Federação Internacional de Luge mantém suspensão de atletas russos

Atleta desliza no gelo durante prova de Luge. - Reprodução: arquivos fil-luge.org

 

Na abertura abertura de seu 71º Congresso em Bucareste, na Romênia, a Federação Internacional de Luge (FIL) votou para manter a proibição de atletas e de dirigentes russos em suas competições enquanto durar a guerra na Ucrânia.

 

Os países membros da FIL votaram para confirmar a decisão do Conselho Executivo da organização, de suspender atletas, treinadores e outros funcionários da Federação Russa de Luge das competições da FIL até novo aviso. Os represntantes votaram 22 a favor e um contra a proibição, com cinco abstenções.

 

Em comunicado explicativo da decisão, a FIL diz: "Tendo em conta a guerra em curso da Rússia contra a Ucrânia, fica decidido suspender todos os direitos de participação de atletas, treinadores e outros dirigentes da Federação Russa de Luge na FIL até novo aviso, a fim de garantir competições esportivas seguras e pacíficas com integridade.

 

O comunicado diz ainda que  a presença de atletas e dirigentes da Federação Russa de Luge em suas competições está associada a um alto risco de que a segurança, tranquilidade e integridade de seus participantes sejam seriamente ameaçadas. “A suspensão da participação é adequada enquanto as atividades beligerantes na Ucrânia continue", finalizou.

 

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, auxiliada por Belarus, a FIL excluiu os atletas russos de suas competições e também votou pela expulsão dos representantes do país no Conselho Executivo, comissões e grupos de trabalho. O Congresso deste ano deveria acontecer em Lviv, na Ucrânia, mas devido à guerra foi transferido para Bucareste.

 

Outros acordos firmados no primeiro dia do Congresso incluíram a entrega de prêmios individuais por serviços prestados à FIL. Foram entregues três Distintivos de Bronze da FIL, tendo a Presidente da USA Luge Federation, Erin Warren, que competiu na modalidade nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994 e 1998, recebido pessoalmente a sua medalha.

 

Os distintivos de bronze também foram para Beverly Detwiler, que se aposentou do USA Luge no ano passado, após quase 40 anos de serviço à organização, assim como os atletas ucranianos de Luge Ivan Bayik e Vasyl Kazmiruk, entre outras premiações e homenagens dada às festividades do encontro.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar