Últimas Notícias

Camping de Treinamento dos revezamentos 4x100 m tem foco em Paris 2024

Renan Gallina, Paulo André, Jorge Vides, Rodrigo do Nascimento, Felipe Bardi e Erik Cardoso durante o camping
Foto: DivulgaçãoCBAt


Os seis velocistas convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) participaram na manhã desta terça-feira (18/7) do primeiro dia do Camping de Treinamento do Revezamento 4x100 m masculino, visando o Campeonato Sul-Americano, que será disputado de 28 a 30 de julho, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo, e o Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto. O Camping também faz parte de um processo de preparação para o Pan de Santiago, no Chile, este ano ainda e os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

O ambiente estava bem descontraído, com muitas brincadeiras e foco na preparação. Os seis atletas são Paulo André Camilo de Oliveira (CAES-ES), campeão do 100 m no Troféu Brasil, Erik Cardoso (SESI-SP), Renan Gallina (AA Maringá-PR), Jorge Henrique Vides (Pinheiros-SP), campeão dos 200 m em Cuiabá, Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP) e Rodrigo do Nascimento (Pinheiros-SP).

Muito felizes, os seis velocistas gostaram do início das atividades. “O grupo é muito bom e o ambiente é excelente. Estou feliz por voltar à seleção brasileira”, comentou Paulo André, ex-BBB, de volta ao atletismo de alto nível depois de dedicar o ano de 2022 a ações decorrentes da fama. “Estou completamente focado para a prova dos 100 m e para o revezamento 4x100 m. A prova individual tem um peso, mas a realidade é que temos de apostar no revezamento. Temos um grupo forte, que pode brigar pelo pódio.”

Descontraído e bem-humorado, PA, como é conhecido, procura deixar o treino leve. “Temos de dedicar muito às atividades, são ações puxadas, e as brincadeiras são fundamentais”, disse Paulo André, que elegeu uma 'vítima': o paranaense Renan Gallina, de 19 anos, o mais jovem da equipe. “Ele tem de se enturmar. Tem grande potencial e vai ganhar experiência neste Sul-Americano.”

Renan Gallina encarou com tranquilidade todas as brincadeiras, até a ameaça de trote na estreia na seleção adulta. “Estou aqui feliz e sem pressão. Quero ajudar o pessoal neste ciclo olímpico, pensando no Pan-Americano Sub-20, no Mundial e nos Jogos Pan-Americanos de Santiago”, afirmou o atleta que tem 10.01 nos 100 m e 20.12 nos 200 m. “Estou praticamente recuperado da lesão da perna e não 100%. Tive uma perda muscular. Por isso, abri mão de disputar os 200 m. Quero focar no revezamento. Sou o mais novo, o PA está voltando, tenho recebido muito apoio do Rodrigo e de todo o pessoal.”

Rodrigo, 28 anos, pai de Theo do Nascimento, elogiou a iniciativa da CBAt de promover o camping. "Acho que esse revezamento é o mais forte que a gente já teve. Mas para o que a gente pode fazer precisamos treinar. Todos os países estão treinando com os seus times A e B, sabemos que as dificuldades são grandes, todos agora dão foco nas passagens de bastão”, comentou. “Neste Sul-Americano, o Brasil terá um revezamento muito forte, não temos muito tempo, mas todos vão aproveitar muito. O Sul-Americano é um teste importante pensando no caminho para o Mundial e a Olimpíada.”

Erik Cardoso, que tem 10.01 nos 100 m, está bem otimista. “Voltei a treinar forte depois do Troféu Brasil, primeiro em Santo André e agora no Centro Olímpico. O Camping é uma boa oportunidade de acertar as passagens de bastão, de aprimorar e de criar vínculos de amizade.”, observou.

Para Victor Fernandes, que dividiu o primeiro treinamento com Darci Ferreira, a equipe inicia um processo. "O Camping é de preparação ao Sul-Americano e o início de um processo para o Mundial, o Pan de Santiago e os Jogos Olímpicos de Paris-2024. O Brasil tem tudo para evoluir", comentou. "Os atletas tem melhorado individualmente e estamos dando continuidade a um investimento que vem sendo feito. A gente só consegue evoluir coletivamente treinando e competindo assim. No caminho até os Jogos Olímpicos tem o Mundial de Revezamentos das Bahamas, que define vagas olímpicas", acrescentou Victor.

A equipe feminina do revezamento 4x100 m treina todos os dias à tarde, também no Centro Olímpico, no contrafluxo da equipe masculina. Ao contrário do time masculino, que já tem vaga no Mundial de Budapeste, a feminina precisa conseguir um bom resultado no Sul-Americano. As seis atletas convocadas são Ana Carolina de Azevedo (Pinheiros-SP), Barbara Leôncio (Praia Clube/Exército/Futel-MG), Lorraine Martins (Pinheiros-SP), Rosângela Santos (Equipe Medex-RJ), Suellen Vitória de Sant'Anna (Associação Fortes e Velozes-RJ) e Vitória Rosa (Pinheiros-SP). "Elas tem tudo para correr abaixo dos 43 segundos e garantir essa vaga", afirma Victor Fernandes.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar