Pódio categoria até 52kg. Foto: Reprodução/Instagram CPJ |
Entre os dias 22 e 23 de Julho em Lima, no Peru, foi realizado o Aberto Pan-americano 2023 de Judô e o Brasil foi muito bem representado por 9 atletas. Eles voltam com excesso de bagagem ao conquistarem 3 ouros, 2 pratas e 2 bronzes, mais do que qualquer outra delegação.
No masculino, na categoria até 73kg, Michael Marcelino conseguiu a prata ao ser derrotado na final pelo cubano Magdiel Estrada, que ficou com o ouro. Os dois bronzes foram para o argentino Tomas Sosa e o mexicano Gilberto Cardoso. Outra prata foi obtida por Lincoln Neves, na categoria até 81kg, ao ser derrotado na final pelo também cubano Maikel Mkencie Londres.
Os bronzes ficaram com David Popovici e Samuel Ayala, atletas do Canadá e México, respectivamente. O Brasil ainda foi representado por Nicolas Santos na categoria até 66kg, porém ele foi superado na primeira luta pelo peruano Franco Baltazar.
No feminino fomos representados por 6 atletas. Na categoria até 48kg, Eduarda Francisco ganhou o bronze ao vencer uma das repescagens. O ouro da categoria ficou com a belga Ellen Salens e a prata com a colombiana Erika Lasso. O outro bronze foi pra venezuelana Maria Gimenez.
Já na categoria até 52kg tivemos duas representantes e duas medalhas. O ouro ficou com Jéssica Pereira ao vencer a peruana atleta da casa Brillith Gamarra, que, consequentemente, obteve a prata. Os bronzes ficaram com a mexicana Paulina Martinez e a brasileira Yasmin Lima. Também tivemos representação nacional na categoria até 70kg.
O ouro foi conquistado pela brasileira Alexia Castilhos ao derrotar a estadunidense Yasmin Alamin na última luta. A canadense Alexandria Lefort e a argentina Victoria Delvecchio levaram os bronzes. Por fim, na categoria até 78kg, Samanta Soares subiu ao lugar mais alto do pódio ao vencer a cubana Kaliema Antomarchi (tal vitória foi fundamental para o Brasil ultrapassar Cuba no quadro geral de medalhas).
Ariana Ingrid Ramos Silva foi derrotada na disputa do bronze pela canadense Coralie Godbout e saiu sem láurea. A peruana Camila Figueroa conseguiu o outro bronze.
O Aberto Panamericano contou com 110 competidores provenientes de 23 diferentes nações. Ao fim de todas as categorias o Brasil liderou o quadro geral com 3 ouros, 2 pratas e 2 bronzes, seguido de perto por Cuba com 3 ouros, 1 prata e 1 bronze. O México com 2 ouros e 6 bronzes figurou na terceira posição.
0 Comentários