![]() |
Foto: Vasily Fedosenko/Reuters |
O AOC (Conselho Olímpico da Ásia) decidiu neste sábado (8), que até 500 atletas russos e belarussos poderão participar dos Jogos Asiáticos, em Hangzhou (CHN) entre 23 de setembro e 8 de outubro. Eles não estarão elegíveis para medalha e irão competir como neutros.
A decisão foi tomada durante assembleia realizada neste fim de semana e que contou com a eleição de Sheikh Talal Fahad Al Ahmad Al Sabah, do Kuwait para a presidência da AOC, além da escolha da cidade chinesa de Harbin para os Jogos Asiáticos de Inverno, em 2025.
Um dos objetivos de permitir atletas de Rússia e Belarus é permitir que eles entrem na disputa por vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, mesmo com a indefinição sobre sua participação na próxima Olimpíada e o banimento dos países em alguns esportes do programa olímpico.
A ideia deles participarem dos Jogos Asiáticos surgiu após o COI (Comitê Olímpico Internacional) revelar em janeiro que queria permitir a presença de russos e bielorrussos nos Jogos do ano que vem. A fala repercutiu mal em alguns países e a Ucrânia ameaçou boicotar a Olimpíada caso isso aconteça.
Em um coincidência cruel do destino, a decisão do conselho asiático foi tomado no dia que a invasão russa completa 500 dias.
0 Comentários