Últimas Notícias

Rússia quer organizar jogos da Amizade com os BRICS

Imagem de longe do Kremlin, cercado pela muralha vermelha e dentro, um grande palácio com teto esmeralda e paredes externas brancas. Ao lado, estão as cúpulas douradas da Catedral da Assunção
Lado de fora do Kremlin (Foto: Maxim Shemetov/Reuters)


A Rússia, através do ministro do esporte, Oleg Matysin, e de seu presidente, Vladimir Putin, deseja retomar os Jogos da Amizade após os Jogos Olímpicos de Paris-2024. De acordo com o Kremlin, o país, que não sabe se poderá participar da Olimpíada, quer fazer o evento com o BRICS, bloco de países emergentes formados por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, presidido por Dilma Roussef.

Para isso, Putin deu até 1 de julho para o Primeiro Ministro da Rússia, Mikhail Mishutin, conseguir os argumentos e mostrar que o país tem o necessário para organizar os Jogos da Amizade no outono europeu de 2024. Ele deve apresentar a proposta oficialmente ao bloco na reunião marcada para Joanesburgo em agosto deste ano.

Em março, Matysin chegou a falar que o objetivo era fazer os Jogos com países da Ásia como China, Índia, Paquistão e nações centro-asiáticas.

A ideia dos Jogos da Amizade remetem aos tempos da Guerra Fria quando houve os boicotes de parte do ocidente aos Jogos de Moscou-1980 e o troco do bloco soviético (exceto Romênia) em Los Angeles-1984. Os primeiros Jogos da Amizade foram organizados pela URSS para os atletas que não foram para Los Angeles e contou com atletas de países de fora do bloco. Depois, Ted Turner criou os Jogos da Boa Vontade em 1986 com o objetivo de unir as nações e o projeto foi encerrado em 2021.

Nesta quinta (18), Thomas Bach - presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) - visitou a Bulgária e afirmou que quer todos os 206 Comitês Olímpicos filiados participando dos Jogos no ano que vem.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar