Últimas Notícias

Presidente da CBLP detalha caminho de equipe brasileira até Paris 2024

Presidente da CBLP Enrique Montero - Foto: Luis Macedo 


O Surto Olímpico esteve presente na abertura do Campeonato Brasileiro de Levantamento de Pesos, que está sendo realizado entre os dias 24 e 27 de maio em Sete Lagoas (MG), e conversou com o presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos, Enrique Montero, sobre a estrutura observada na competição e o caminho até os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

 

O primeiro tema abordado foi a estrutura preparada pela CBLP para a disputa do Campeonato Brasileiro deste ano. Enrique destacou que o evento é a principal competição nacional e conta a participação dos principais atletas brasileiros, inclusive os que estão na disputa por vaga nos Jogos Olímpicos.

 

“É um evento que está em um nível (de disputa) maior do as competições sul-americanas e a grande parte das competições Pan-americanas, que não sejam os Jogos. Então se você perguntar a qualquer atleta, dirigente, técnico, juízes, qual é o nível que a gente está proporcionando a todos, está num nível muito superior. E o local também proporciona isso. A gente tem dado o melhor, barra de última geração, a plataforma de última geração, dando toda a estrutura para que a melhor performance dos atletas possa ser executada”, disse o presidente da CBLP.

 

Enrique detalhou mais a questão da estrutura do evento, como a plataforma montada pela empresa parceira da Confederação, que trouxe para o Campeonato Brasileiro uma tecnologia acima do que foi utilizado nas Olimpíadas de Tóquio.

 

“Nós temos duas características no palco, vamos dizer assim. Nós temos o substrato de quarenta e sete centímetros, que é o único utilizado na América com essa tecnologia, ele é de poliestireno, de alta resistência, que permite uma estabilidade muito grande para a plataforma. Além disso, estamos utilizando pela primeira vez uma plataforma de última geração da nossa patrocinadora que é a plataforma quatro por quatro em madeira maciça, de mais de dois mil e poucos quilos. O pessoal sofre para montar, não é uma coisa fácil, toda estrutura tem mais de trinta toneladas. Esse piso (tem) uma proteção que são quatorze toneladas para cobrir a quadra inteira, feito especialmente para gente. E todos os materiais de competição de última geração”, completou Montero.

 

Ao ser questionado sobre as próximas competições internacionais que a delegação brasileira estará presente, o presidente da CBLP ressaltou que o foco também está nas competições de base, como o Campeonato Mundial Sub-20, que será disputado entre os dias 13 e 20 de novembro, no México.

 

“Nós tivemos um Campeonato de Pan-Americano Sub-20 onde tivemos alguns medalhistas, incluindo a Taiane que ganhou três medalhas de ouro, e a gente tá com uma expectativa muito grande no campeonato mundial em novembro que ela irá participar. Ela já foi medalhista no Sub-17, há dois anos atrás, e é uma atleta de que a gente está com com foco nela. Existe outras atletas, já que a base (do Brasil) vem desde 2015 pontuando medalhistas, ou seja, esperamos que podemos ganhar agora. Então, esses eventos internacionais da base são muito importante. E nas três esferas (de competições) sul-americano, pan-americano e mundial”.

 

Sobre os eventos internacionais, o responsável pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos destacou o caminho que a equipe adulta do Brasil terá até Paris, como o Campeonato Sul-americano (dias 01 a 08 de julho no Equador), os Jogos Pan-americanos em Santiago, no Chile, em outubro, além de torneios Pré-Olímpicos.

 

“Teremos um campeonato Sul-americano, que é em conjunto com as categorias de base, mas que servirá de último evento para fechar a lista dos Jogos Pan-americanos. Temos uma lista de pré-convocados, mas a partir de julho a gente fecha (a lista), são seis vagas (três vagas masculinas e três femininas). Nós temos a expectativa de nos jogos de Paris ter quatro atletas, dois homens e duas mulheres, e estamos proporcionando tudo o que é necessário, inclusive a participação em todos os pré-olímpicos, não só os obrigatórios, também aqueles que os próprios atletas ou comissão técnica gostariam de participar, nós estamos proporcionando”.

 

Fechando a entrevista, Enrico Montero detalhou como a CBLP está auxiliando a preparação dos atletas brasileiros no percurso até os próximos Jogos Olímpicos. 


“Os recursos estão planejados desde o ano passado, se o atleta quiser ir vai. Havana (Cuba), por exemplo, a maioria dos atletas optaram em não ir, o Marco Túlio optou em ir. Tem os obrigatórios, o Mundial é obrigatório, todos irão, Copa do Mundo na Tailândia é obrigatório, todos irão, Catar alguns irão. Então assim, nós estamos dando a possibilidade da comissão técnica dos atletas decidirem quais eventos eles querem ir, além dos obrigatórios”, concluiu o presidente da CBLP.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar