Últimas Notícias

Detalhes do Revezamento da Tocha de Paris 2024 serão revelados no Dia Olímpico

Foto: Alkis Konstantinidis

 

A rota a ser percorrida e os demais detalhes acerca do Revezamento da Tocha Olímpica para Paris 2024 serão reveladas em junho, em Paris, no mesmo local onde o renascimento dos Jogos Olímpicos foi acordado em 1894. O anúncio está previsto para ser feito no Dia Olímpico, em 23 de junho, data que marca 129 anos da decisão de renovar os Jogos, tomada por sugestão do nobre parisiense Barão Pierre de Coubertin.

 

A rota Paris 2024 deve abranger comunidades em mais de 60 departamentos da França e também deve viajar para o Taiti, o centro anfitrião do surfe nos Jogos. Os participantes do Revezamento da Tocha Paris 2024 devem carregar uma tocha criada pelo renomado designer francês Mathieu Lehanneur.

 

O Revezamento "oferecerá uma oportunidade única de destacar as regiões da França, sua herança e savoir-faire. A jornada “será uma reminiscência de um verdadeiro épico homérico, levando a chama da casa dos Jogos Antigos para o país da luz ", disse em comunicado o Comitê Paris 2024.

 

A Chama, acesa segundo a tradição na Antiga Olímpia, chegará a Marselha em 9 de maio do próximo ano, após uma viagem marítima, destinada a enfatizar os valores ambientais de Paris 2024. Ela será transportada da Grécia pelo veleiro "Belem", uma barca de três mastros que começou como cargueiro em 1896, transportando açúcar das Índias Ocidentais, cacau e café do Brasil e da Guiana Francesa para Nantes,

 

Marselha foi um assentamento grego conhecido como Massalia nos tempos antigos e é a cidade mais antiga da França, será palco da vela e do futebol durante os Jogos de 2024. O caldeirão está programado para ser aceso em 26 de julho do próximo ano, após uma Cerimônia de Abertura no Rio Sena, marcando a terceira vez que Paris sediará os Jogos.

 

Paris sediou as Olimpíadas de 1900 e 1924, mas ambas aconteceram antes do Revezamento da Tocha ser introduzido no ritual olímpico. A primeira viagem marítima da Chama Olímpica foi para as Olimpíadas de Londres de 1948, ela havia sido levada da Grécia para a Itália e depois por terra pela Europa, passando pela França pela primeira vez.

 

Anteriormente, a tocha já havia estado em Paris, com destaque para a participação no revezamento global dos Jogos de Pequim 2008, quando a etapa de Paris do revezamento foi severamente interrompida por manifestantes que protestavam contra os abusos dos direitos humanos na nação anfitriã, a China. Os organizadores acabaram reduzindo a perna antes de seu término programado.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar