Últimas Notícias

Copa do Mundo Sub-20 masculina de futebol: onde assistir, programação e o Brasil na Competição

Seleção Brasileira no pódio recebendo o troféu de campeão sul-americano
Seleção Brasileira campeão do Sul-americano em Janeiro deste ano - Foto: Foto: Rafael Ribeiro / CBF

 

Tem início neste sábado (20), a edição 2023 da Copa do Mundo Sub-20 de Futebol Masculino. Após o título Sul-americano no início deste ano, os brasileiros chegam motivados para voltar a brigar pelas primeiras posições da competição. A sede do torneio deste ano será a Argentina, escolhida de última hora pela FIFA, após o evento não encontrar condições de ser realizado na Indonésia, após o país asiático não aceitar receber Israel.


O Mundial sub-20 volta a ser disputado após quatro anos, dado ao cancelamento da edição 2021 em razão da pandemia de COVID-19. A rodada de abertura terá quatro jogos amanhã: Pelo Grupo A, a anfitriã Argentina estreia contra o Uzbequistão, em jogo às 18h, no mesmo horário jogam Fiji x Eslováquia, pelo Grupo B. Antes disso, nas partidas que abrem oficialmente a competição, às 15h, teremos Guatemala x Nova Zelândia (Grupo A), e Estados Unidos x Equador (Grupo B).


A expectativa é que tenhamos um Mundial repleto de emoções, disputado no país que levantou a taça da última Copa do Mundo da FIFA, no Catar, no ano passado. Os jogos serão disputados em quatro cidades: La Plata, Mendoza, San Juan e Santiago del Estero.

 

O Brasil no Mundial Sub-20

O Brasil, que já venceu o Mundial Sub-20 por 5 vezes, está no Grupo D, que tem sua sede na cidade de San Juan, em grupo formado ainda por Itália, Nigéria e República Dominicana. A última conquista brasileira foi em 2011, no time que tinha entre outros, Oscar, Casemiro e Philippe Coutinho. Os outros títulos brasileiros vieram em 1983, 1985, 1993 e 2003. Com cinco títulos, o Brasil é o segundo maior campeão da competição, perdendo apenas para a Argentina, que venceu o Mundial seis vezes.

 

A Seleção Brasileira é a atual campeã Sul-americana da categoria, motivo que aumenta as expectativas de uma boa campanha neste Mundial. Nas últimas edições, no entanto, a equipe canarinho vem amargando resultados ruins. Após o título de 2011, o Brasil só conseguiu se classificar para mais uma edição do Mundial sub-20, ficando fora das edições 2013, 2017 e 2019 e teve um último grande momento em 2015, quando disputou a final contra a Sérvia, ficando com o vice-campeonato.


No domingo (21), às 18h, nossa Seleção faz a sua estreia contra a Itália. Na segunda rodada o adversário será a equipe da República Dominicana, em jogo programado para quarta-feira (24) também às 18h, e o Brasil encerra sua participação na primeira fase do Mundial contra a Nigéria, no dia 27, às 15h.

O time atual pode servir de base para o time dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Assim como em outros anos, o técnico Ramon Menezes sofreu com pedidos de dispensa por parte dos clubes brasileiros. São desfalques, Vitor Roque (Athletico) e Guilherme Biro (Corinthians)

Mundial Sub-20 2023

Os 24 países que participarão do Mundial Sub-20 foram divididos em seis grupos de quatro equipes, com os dois primeiros colocados de cada chave avançando diretamente para as oitavas de final. Os quatro melhores terceiros colocados também se classificam. A partir daí, são disputados jogos únicos em que apenas o vencedor avança.

 

A fase de grupos será encerrada no dia 28 de maio e a fase eliminatória começa no dia 30, com os primeiros jogos das oitavas de final. A grande final do Mundial Sub-20 será realizada no dia 11 de junho, às 18h, e definirá o novo campeão mundial da categoria.

 

Os Grupos estão assim divididos:

GRUPO A - Argentina, Uzbequistão, Guatemala e Nova Zelândia

GRUPO B - Estados Unidos, Equador, Fiji e Eslováquia

GRUPO C - Senegal, Japão, Israel e Colômbia

GRUPO D - Itália, Brasil, Nigéria e República Dominicana

GRUPO E - Uruguai, Iraque, Inglaterra e Tunísia

GRUPO F - França, Coreia do Sul, Gâmbia e Honduras

  

Onde Assistir:

Os jogos do Brasil serão transmitidos pelo Sportv, na TV a cabo, e pela  Cazé TV, no Youtube e na Twitch. Vale ressaltar que a FIFA liberou o sinal do seu serviço de streaming para o Brasil e todos os jogos do Mundial Sub-20 poderão ser assistidos pelo Fifa+. A Globo pode transmitir a final em caso de participação brasileira

 

Jogos do Brasil

Domingo, 21/05, 18h - Itália x Brasil - Estádio Malvinas Argentinas -

Quarta, 24h/05, 18h - Brasil x República Dominicana - Estádio Malvinas Argentinas

Sábado, 27/05, 15h - Brasil x Nigéria - Estádio Ciudad de La Plata

 

- Caso o Brasil fique em primeiro do seu grupo, joga as oitavas de final dia 31 de maio (quarta-feira), contra um dos melhores terceiros colocados. 

- Se passar na segunda posição, enfrenta o primeiro colocado do Grupo E (Inglaterra, Uruguai, Iraque e Tunísia), também no dia 31. 

- Caso seja um dos melhores terceiros lugares, deverá jogar no dia 30 ou 31 de maio, contra o líder do Grupo B (Equador, Eslováquia, EUA ou Fiji) ou líder do Grupo A (Argentina, Guatemala, Nova Zelândia e Uzbequistão).


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar