Últimas Notícias

Com requerimento de ex-nadador olímpico, caso Wallace será debatido por deputados em audiência pública

 

(Foto: Agência I7)

Na última quarta-feira (10), a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou a realização de uma audiência público para debater o caso do atleta de vôlei Wallace

O requerimento foi pedido pelo ex-atleta Luiz Lima (PL-RJ).

O caso que tem sido muito repercutido nos últimos dias, e terá participação de Comitê Olímpico do Brasil (COB), da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), do STJD do vôlei e até do Comitê Olímpico Internacional (COI).

No requerimento do ex-nadador olímpico e atualmente deputado federal pelo Rio de Janeiro, sequer cita o caso Wallace e nele diz: "debater os conflitos de normas no direito desportivo".

Entre os participantes do debate, estão pessoas ligadas diretamente ao caso como o advogado Leonardo Andreotti, que defende Wallace e é apresentado como "especialista em direito desportivo", e o também advogado Alberto Murray, ex-presidente do Conselho de Ética do COB, que tem criticado a decisão do COB.

Por outro lado, foram convidados a ministra do Esporte, Ana Moser, e Jorge Messias, que comanda a Advocacia Geral da União, e que foi quem fez denuncia em relação ao Wallace. 

Caso Wallace

O atleta do Cruzeiro, Wallace, recebeu uma pergunta sobre dar um tiro no rosto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em interação criou uma enquete em quem faria isso. Logo a postagem foi repudiada por todos os órgãos do vôlei e do Governo Federal.

Em julgamento no dia 4 de abril, foi punido por 90 dias, e com isso perderia a final da Superliga Masculina. Mas a defesa do atleta entrou Supremo Tribunal de Justiça Desportiva do Vôlei contra a decisão do COB, e foi concedida liminar para atuar.

A decisão dele atuar na decisão da Superliga, irritou o COB. O Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil decidiu aumentar de 90 dias para cinco anos o tempo de suspensão de Wallace. 

Além disso, tomou outras duas decisões pesadas para o voleibol brasileiro, a CBV foi desvinculada do COB e punida com a perda de repasses de verba por seis meses. Além disso, Radamés Lattari, presidente em exercício da entidade, acabou suspenso por um ano. 

Quem é Luiz Lima

O atual deputado federal do Rio de Janeiro, foi nadador do Brasil nos anos 90, e esteve nos Jogos Olímpicos de Roma em 1996, ficando 12º nos 1500 metros livre, e 21º nos 400 metros livre. Isso com apenas 16 anos. 

Foi ouro nos Jogos Pan-Americanos em 1999, pelo 400 metros, antes foi prata na mesma prova em 1995, e no 1500 metros livre, repetiu a dose na prova em 1999, também com prata.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar