Últimas Notícias

Grupo de países liderados por EUA e Grã-Bretanha anunciam criação de nova entidade reguladora do boxe

De camapcete e regata vermelha, Lauren Price, atleta branca, tenta acertar um golpe com a direita na sua adversária
Lauren Price, da Grã-Bretanha, durante Tóquio-2020 (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)


Liderados por Estados Unidos e Grã-Bretanha, um grupo de países anunciaram nesta quinta (13), uma nova entidade reguladora do boxe olímpico chamada "World Boxing" com o objetivo de salvar a modalidade de uma possível saída dos Jogos Olímpicos depois de Paris. 

Atualmente, a entidade reguladora é a IBA (Associação Internacional de Boxe), antiga AIBA e mergulhada em escândalos de corrupção e manipulação de resultados. Inclusive, a entidade foi acusada de manipular resultados durante os Jogos Olímpicos Rio-2016.

O Mundial feminino, realizado recentemente na Índia, contou com o boicote de diversos países, como os EUA e Grã-Bretanha, em manifestação contra a IBA e a participação de russos e bielorrussos utilizando suas bandeiras.

Com todos esses problemas, o COI (Comitê Olímpico Internacional) decidiu que iria organizar o processo classificatório e o torneio olímpico em Paris-2024. A IBA não gostou e tentou provocar com um calendário próprio de torneios classificatórios e ainda ameaçou banir árbitros que aceitassem trabalhar nos eventos do COI.

Por enquanto, esta nova entidade será formada pelas federações de Alemanha, Países Baixos, Filipinas, Suécia, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

A nova federação por enquanto tem o orçamento de quase um milhão de dólares. Segundo o secretário-geral da nova entidade, essa renda vem de doações, membros, patrocínios, entre outras fontes. Além disso, eles já estão em contato com o COI para serem reconhecidos oficialmente pelo movimento olímpico.

Os países poderão fazer parte da IBA e da World Boxing ao mesmo tempo.

Atualização das 17h09: A IBA emitiu uma nota respondendo a criação da nova entidade. Nela, a World Boxing foi chamada de desonesta e seus países membros foram ameaçados de banimento das suas federações por participação em outra entidade reguladora que não seja a própria IBA.

Ela ainda ameaça declarar árbitros como inelegíveis, caso participem de torneios da World Boxing e que tanto federações como atletas que competirem nestes torneiros serão denunciados ao Tribunal da BIIU (Unidade Independente de Integridade do Boxe).

IBA pede ao COI que tire os Jogos Europeus do processo de classificação para PAris-2024

A IBA soltou um comunicado nesta quinta, pedindo ao COI que retire os Jogos Europeus da lista de torneios que dão vaga para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Segundo a entidade, uma competição que não permite a participação de atletas russos e bielorrussos não pode ter este status.

Vale ressaltar, que a IBA tem como principal patrocinadora, a Gazprom, empresa estatal russa de gás natural. Além disso, seu Presidente, Umar Krumlev, é russo. 

Os Jogos Europeus serão realizados na Polônia, país que mantém uma postura anti-Rússia entre 21 de junho e 2 de julho. 


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar