Últimas Notícias

Autoridades esportivas e prefeitura do Rio de Janeiro se reúnem para projeto de eventos esportivos na cidade nos próximos 10 anos

COB/Divulgação


O Rio de Janeiro está sendo preparado para ser palco de grandes competições nos próximos dez anos. Isso é o que diz o “Mapa de Oportunidades para o Rio de Janeiro sediar eventos esportivos nos próximos 10 anos", idealizado pela Rio Convention & Visitors Bureau e apresentado em um encontro virtual que reuniu o Comitê Olímpico do Brasil, presidentes e representantes das Confederações Brasileiras Olímpicas na última terça (18).  O documento aponta 73 torneios de prestígio mundial que a cidade estaria apta a receber.

O estudo colocou no radar da cidade eventos de impacto mundial, como o Mundial de Futebol Feminino, que teve sua candidatura para a edição de 2027 oficializada, os campeonatos mundiais de Basquete Masculino e Feminino, o Mundial de Vôlei, o Mundial de Hipismo, o Mundial de Ciclismo e o Mundial de Atletismo, além dos Jogos Pan-Americanos e da Copa dos Presidentes (Golfe).

“A reunião foi muito boa, com o objetivo de promover formalmente uma aproximação entre o Movimento Olímpico e o Rio CVB. A Prefeitura do Rio de Janeiro quer criar facilidades para que eventos esportivos possam acontecer na cidade, que tem estruturas de altíssimo nível, de nível olímpico. Agora é um contato direto entre eles para ver a possibilidade de trazer algum evento para o Rio de Janeiro, seja uma Seletiva, um Brasileiro ou um Campeonato Internacional de acordo com as possibilidades. Cada Confederação vai, a partir de agora, tratar diretamente com o Rio CVB”, disse Rogério Sampaio, Diretor-Geral do COB, que representou a entidade no encontro.

Para essa primeira fase da pesquisa, a consultoria fez contato com 42 empresas e federações e 53 organizadoras de eventos. Entre os critérios considerados estão a atratividade turística, a disponibilidade de espaços existentes, a popularidade e a relevância socioeconômica. A infraestrutura feita pela cidade para receber a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 foi um diferencial na realização do diagnóstico.

A próxima etapa do planejamento orienta a candidatura da cidade como sede para esses eventos, assim como a produção de material de divulgação do destino e a participação em feiras nacionais e internacionais do segmento. O Rio CVB também irá fornecer materiais de promoção do Rio, como vídeos, showcase e galeria de fotos, para os processos de candidatura. Paralelamente, as Confederações vão auxiliar na interlocução com associações e demais entidades esportivas.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar