Últimas Notícias

Atletas do Pentatlo Moderno temem que o esporte não esteja em Los Angeles 2028

Presidente do UIPM durante congresso da entidade
Foto: UIPM

 

Uma pesquisa divulgada pelo grupo Pentathlon United revelou que mais de 70% dos atletas e treinadores entrevistados temem que o Pentatlo Moderno não apareça no programa dos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles. A pesquisa ainda expressou que falta de confiança na organização do esporte pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

 

O grupo Pentathlon United divulgou os resultados de sua pesquisa online em uma tentativa de avaliar a visão dos pentatletas com o esporte enfrentando incertezas sobre sua vaga olímpica. Houve um total de 198 respostas à pesquisa com participantes vindos de pelo menos 18 países, sendo 58% dos entrevistados atletas e o restante formado por técnicos, dirigentes e torcedores.

 

De acordo com os números, 70,3% dos atletas e treinadores consideram "improvável ou muito improvável" que o pentatlo moderno seja incluído em Los Angeles 2028. A pesquisa também constatou que há grande ceticismo sobre o funcionamento do UIPM, com 87,4% dos atletas e treinadores dizendo que estavam "inseguros ou pouco confiantes" de que a atual liderança são as "pessoas certas para salvaguardar o esporte para o futuro".

 

A medalhista de bronze da Grã-Bretanha em Sydney 2000, Kate Allenby, uma voz-chave no Pentathlon United, disse dentro dos jogos que era uma "preocupação real" que tantas pessoas dentro do esporte não estivessem otimistas sobre suas chances de se apresentar em Los Angeles 2028. "Temos 72 vagas [de cota] nos Jogos Olímpicos, então 198 entrevistados é um número bastante alto. É uma amostra estatisticamente significativa", disse Allenby.

 

Allenby ainda ressaltou que o presidente da UIPM, Klaus Schormann, sobreviveu ao voto de desconfiança no Congresso no ano passado, mas ainda há muita insatisfação sob seu trabalho e uma insatisfação muito maior sobre o que a liderança está fazendo com a credibilidade da UIPM. "Há tantas coisas que não estão sendo feitas", encerrou a medalhista.

 

É a primeira pesquisa que o Pentathlon United realiza desde julho passado, quando descobriu que mais de 92 pentatletas preferiam andar a cavalo como opção para a quinta disciplina do pentatlo moderno. Desde então, o UIPM realizou seu Congresso em novembro, que viu os membros votarem a favor da corrida de obstáculos, substituindo o hipismo na modalidade após os Jogos de Paris 2024.

 

Schormann também sobreviveu a uma moção de desconfiança na reunião depois que a maioria dos delegados votou contra sua demissão. Um porta-voz da UIPM disse: "A família da UIPM consiste em quase 100.000 atletas registrados de 133 países membros, um número que deve crescer com a integração de obstáculos ao pentatlo moderno no lugar da equitação e permite aos atletas se manifestarem através da Comissão de Atletas da UIPM (eleita pelos atletas) ou através da sua Federação Nacional."

 

Schormann disse ainda que a integração da corrida de obstáculo ao pentatlo moderno foi apoiada por 83% das Federações Nacionais no Congresso UIPM 2022 há apenas cinco meses e que a UIPM continua o trabalho para preservar o status do pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos. No entanto, a substituição da equitação gerou críticas por parte de atletas que alegam não ter participado da mudança.

 

"Não posso resumir a visão de cada atleta, mas sinto fortemente que há mais harmonia agora. Isso porque nosso sindicato fez muito no ano passado para responder às preocupações de quem tinha dúvidas sobre o caminho que devemos seguir", disse Schormann.

 

Allenby disse que os comentários de Schormann foram a razão por trás do lançamento da última pesquisa do Pentathlon United que, segundo ela, prova que ele está errado.

 

“A pesquisa da UIPM em 2022 diz que a comunidade de atletas foi esmagadora contra a decisão de substituir a equitação. Apesar da propaganda que a UIPM tem feito, esta pesquisa diz que o diálogo continua ruim e a esmagadora maioria de atletas e treinadores não confia na estratégia da UIPM para a modalidade. Ele está certo em reivindicar solidariedade e união, mas os atletas ainda não estão felizes e se sentem desrespeitados a todo momento”, disse Allenby.

 

O pentatlo moderno, criado pelo moderno fundador olímpico Pierre de Coubertin, tem participado dos Jogos desde sua introdução em 1912, mas foi deixado de fora do programa provisório para Los Angeles 2028.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar