Últimas Notícias

Aluno da Escola Paralímpica de Esportes estreia com vitória no Internacional de badminton do Brasil

Arthur Dias durante jogo do Internacional de badminton do Brasil, no CT Paralímpico
Foto: Alessandra Cabral

O atleta Arthur Dias, da classe WH1 (cadeirantes), estreou com vitória no V Internacional de badminton paralímpico do Brasil, torneio que começou na manhã desta segunda-feira, 10, e vai até o próximo domingo, 16, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Arthur é aluno da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), projeto gratuito de iniciação esportiva para crianças e jovens de 7 a 17 anos com deficiências física, visual e intelectual (leia mais abaixo). Além de Arthur, Vinícius de Oliveira e David Lima são os outros representantes da Escolinha, como o projeto é carinhosamente conhecido.

Em sua primeira partida na atual edição do Internacional, nas duplas mistas WH1/2 (cadeirantes), Arthur fez parceria com Aline Cabral e ambos venceram o italiano Vicenco Contemi e a australiana Fiona Sing, por 2 sets a 0 (parciais 21/5 e 21/17) . Essa foi uma das nove vitórias brasileiras na manhã desta segunda-feira.

Também pelas duplas mistas WH1/2, os brasileiros Osvaldo Júnior e Milani Gomes derrotaram o argentino Amilcar Robledo e a brasileira Andreia Farias, com parciais de 21/6 e 21/8. Ainda na mesma classe, o brasileiro Rômulo de Morais e a peruana Silvia Arizapana derrotaram os anfitriões José Neto e Juscileia Silva (23/21 e 21/9).

Nas duplas mistas SL3/SU5 (atletas com deficiências nos membros inferiores e superiores), mais dois êxitos brasileiros. Leonardo Zuffo e Laura Fontoura fizeram 2 sets a 0 contra os chilenos Patricio Olave e Makarena Arriagada (21/9 e 21/7), assim como Rogério de Oliveira e Edwarda Dias superaram os tailandeses Chawarat Kitichokwattana e Chanida Srinavakul (duplo 21/16).

As outras vitórias do Brasil foram em jogos de simples. Na classe WH1, Rodolfo Cano derrotou o peruano Fernando Mosquera, em sets diretos (21/10 e 21/11). Pela mesma classe, em um duelo brasileiro, Osvaldo Junior venceu outra partida no Internacional ao aplicar 2 sets a 0 em Carlos Alberto Rodrigues (21/12 e 21/10). Também pela chave masculina da WH1, Sérgio Santana impôs um duplo 21/17 no compatriota Rômulo de Morais. Já na classe SH6 (atletas de baixa estatura), Natália Xavier superou a francesa Elisa Bujnowskyj, com parciais de 21/8 e 21/9.

A competição continua até domingo, 16, na capital paulista, com 268 atletas inscritos, oriundos de 36 países. Desses, 75 são brasileiros. O evento é a terceira etapa do Internacional de badminton paralímpico neste ano e vale pontos para o ranking da modalidade. Tal ranking define os atletas aptos para as disputas dos Jogos Paranpan-Americanos de Santiago 2023, em novembro, e Paralímpicos de Paris 2024.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar