Últimas Notícias

DEU CHUMBINHO EM PORTUGAL!! João Chianca é campeão em sua primeira final de CT

João Chianca é erguido nos braços pelos torcedores e comemora a conquista com o braço erguido com a bandeira do Brasil nos ombros
Thiago Diz/ WSL


João "Chumbinho" Chianca
é o mais novo brasileiro a vencer uma etapa da elite do surfe. Ele conquistou nesta terça (14) a etapa de Peniche, Portugal da WSL (Liga Mundial de Surfe) contra Jack Robinson (AUS) por 17.57 a 15.14, com dois tubos, justificando o apelido de Supertubos das ondas portuguesas.

Antes mesmo da final, já era sabido que João iria assumir a segunda colocação do campeonato e Jack Robinson se manteria na primeira colocação, mas a diferença entre eles estava em jogo na decisão, além do primeiro título do brasileiro no Championship Tour, em sua primeira final.

Na campanha em Peniche, João despachou Kelly Slater (USA), e os australianos Ethan Ewing e Connor O'Leary e Callum Robson. Emocionado, ele lembrou que a temporada 2022 não foi muito boa, sem conseguir passar pelo corte e afirmou, "Eu só queria uma vitória'', e ela veio.

Como era de se esperar, os dois foram procurar tubos e falharam em um primeiro momento. Com oito minutos de bateria, o australiano acertou seu primeiro tubo e ainda finalizou com um floater na junção, recebendo 6.17.

Obviamente, o brasileiro devolveu na mesma moeda e em um tubo mais fundo, tirou 7.83, assumindo a liderança da decisão. 

Com 20 minutos de bateria, ele pegou mais um tubo e ainda conseguiu fazer uma boa finalização na junção, tirou 8.50 e deixou o australiano na combinação de 16.33. Ou seja, Jack precisaria de duas ondas para a virada.

Jack conseguiu mais um tubo, mas não foi feito de maneira limpa e tirou 5.67, se mantendo na combinação. Mas a sua situação poderia piorar.

João acertou um tubo estreito, difícil de sair e sob uma chuva de aplausos do público recebeu 9.07 e aumentou a combinação para 17.57. Sua performance estava tão boa, que ele acertou mais um e não entrou no somatório.

O australiano ainda tentava sobreviver, acertou um tubo profundo na esquerda e tirou 8.97, fazendo a nota de virada diminuir para 8.61. Com isso, João passou a tentar segurar a prioridade nos momentos finais e garantiu o título.

A festa foi enorme, com Samuel Pupo recebendo o campeão na areia e até o Presidente de Portugal, foi cumprimentá-lo.

No feminino, Caitlin Simers venceu o duelo dos Estados Unidos contra Courtney Conlogue por 13.50 (7.17 + 6.33) a 12.83 (9.00 + 3.83). Tatiana Weston-Webb foi a terceira colocada.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar