![]() |
Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians |
A médica Ana Carolina Côrte, chefe da equipe médica do COB (Comitê Olímpico Brasilieiro) pediu demissão nesta terça (28) da confederação, segundo informações da coluna Olhar Olímpico, do portal Uol. De acordo com a coluna, a revelação foi feita durante uma reunião a equipe de médicas da entidade e federações.
Segundo apurou Demétrio Vecchioli - responsável pela coluna - Ana tomou a decisão após ela tomar conhecimento da promoção de Christian Trajano, de gerente de Educação e Prevenção ao Doping para o posto de gerente-executivo de Ciências do Esporte.
Trajano é médico, mas não tem especialização no esporte. Ana declarou a Demétrio que não tem problema em ter uma pessoa acima dela, mas ela não acha correto.
"Eu só não acho correto. Tenho uma carreira, uma formação, um histórico dentro da medicina do esporte, dentro do COB, tenho pós-doutorado em medicina do esporte, e ser colocada embaixo de uma pessoa que, longe de ter a formação que eu tenho, muito pelo contrário, não tem nenhuma formação na medicina do esporte, e eu ter que responder a ela? Tenho valores e princípios, o que é o mais importante da minha vida.", disse Côrte.
A médica ainda contou que os últimos 11 meses foram complicados e reclamou da forma como estava sendo conduzida. Em fevereiro de 2022, Paulo Wanderley, presidente do COB, dividiu a área de esportes da entidade em alto rendimento e desenvolvimento (atletas da base) e ciências do esporte, este comandado por Kenji Saito. Ela contou que perdeu a palavra final em algumas decisões do comitê, que acabavam sendo de Kenji.
O trabalho de Ana vinha sendo bastante elogiado pelas federações e foi na gestão dela, que o Brasil saiu sem casos de Covid-19 nos Jogos de Tóquio-2020. Sua gestão também era aclamada pelo liderança da sua equipe.
O COB não se pronunciou sobre o assunto e também não divulgou quem será o novo chefe da equipe médica da entidade.
Ana tem no seu currículo, o fato de ser a primeira médica mulher a trabalhar em um jogo de futebol profissional no Brasil. Ela alcançou o feito como médica do Sport Club Corinthians Paulista.
0 Comentários