Últimas Notícias

Giullia Penalber e Laís Nunes disputam Ranking Series de Zagreb nesta semana

Foto: Wander Roberto/COB

 

Acontece nesta semana o Ranking Series de Zagreb, na Croácia, em que as lutadoras brasileiras Giullia Penalber e Laís Nunes iniciam a corrida por vagas nas disputas do wrestling nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. As atletas do Brasil competem nos dias 3 e 4 de fevereiro no torneio que conta importantes pontos para o Campeonato Mundial.

 

Os Ranking Series formam o circuito de quatro competições que concedem mais pontos para o ranking mundial de cada categoria de peso. Este ranking definirá os cabeças de chave de todas as categorias olímpicas para o Campeonato Mundial 2023, em setembro, na Sérvia. O Mundial vai classificar o país dos seis primeiros colocados de cada uma das divisões 18 categorias de peso presentes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

 

Outro atrativo dos torneios Ranking Series 2023 é a premiação em dinheiro. Na moeda brasileira, em valores aproximados, o prêmio representa 8 mil reais para o vencedor, 4 mil para o segundo colocado e 2.700 para os terceiros lugares. O valor e a pontuação no ranking mundial atraíram os principais atletas do mundo e fez o torneio virar um mini Jogos Olímpicos.

 

Laís Nunes, que compete na categoria 62kg, e é a atual bicampeã dos Jogos Sul-Americanos (Cochabamba 2018 e Assunção 2022) se diz otimista para 2023: “Iniciei o ano no pódio no Torneio Internacional da Romênia, onde fiz cinco lutas e venci quatro. Pude testar coisas novas e foi bom começar com a medalha de bronze. Tenho certeza que será um ano bem proveitoso. Também fiquei feliz de ser eleita a melhor atleta do Wrestling do Prêmio Brasil Olímpico, não estarei presente no prêmio em virtude da competição, mas vou fazer o melhor para representar o Brasil”.

 

Giullia Penalber, 5ª colocada no ranking mundial da divisão de peso 57kg, uma das categorias mais disputadas do torneio, reforçou a importância da valorização de torneios deste porte para o Wrestling: “Acredito ser mais um passo importante na profissionalização do wrestling. Essas mudanças incentivam mais atletas a participarem desses grandes eventos, fazendo com que o wrestling mundial evolua e tenha ainda mais visibilidade”.

 

As lutadoras serão comandadas pelo treinador da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Nisdany Perez, e permanecem, após a competição na Croácia, em treinamento e preparação antes de seguirem para o Egito, sede do segundo ranking series 2023, ainda em fevereiro. A participação das atletas no torneio conta com o apoio do Programa de Preparação Olímpica do Comitê Olímpico do Brasil.

 

Confira a programação nacional do Ranking Series Zagreb no horário do Brasília

Sexta-feira: 3/2/2023
Laís Nunes – estilo livre feminino 62kg
Eliminatórias: 6h e finais às 14h

Sábado: 4/2/2023
Giullia Penalber – estilo livre feminino 57kg
Eliminatórias: 6h e finais às 14h
 


Calendário dos torneios Ranking Series em 2023
1º - Zagreb - Croácia (1 a 6 de fevereiro)
2º - Alexandria - Egito (25 a 28 de fevereiro)
3º - Bishkek - Quirguistão (1 a 4 de junho)
4º - Budapeste - Hungria (13 a 16 de julho)



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar