Últimas Notícias

Confederação do Boxe da Oceania afirma que esporte merece lugar em Los Angeles 2028

 

Foto: Wander Roberto / COB

O boxe está no programa olímpico desde de 1904 e em todo esse período, até os dias atuais, a modalidade só esteva ausente em 1912. Agora o boxe foi deixado de fora do programa Olímpico de Los Angeles 2028.

Tauhiti Nena, o presidente da Confederação de Boxe da Oceania (OCBC), escreveu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para argumentar que "o boxe merece fazer parte das Olimpíadas" e regido pela Associação Internacional de Boxe (IBA). 

Deixado de fora da organização de seu próprio evento, a IBA teve seu reconhecimento suspenso pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em junho de 2019, e não teve participação em eventos de boxe em Tóquio 2020 e Paris 2024. 

Em dezembro de 2020, o oficial russo Umar Kremlev foi eleito presidente da associação com a promessa de resolver problemas de dívidas da organização e restaurar o lugar do boxe dos Jogos Olímpicos, mas agora vai ter que lidar com um problema maior ao ver o esporte de fora.

"A IBA merece correr o boxe, e o boxe merece fazer parte das Olimpíadas", disse Nena em carta vista pelo presidente do COI, Thomas Bach, e ao Conselho Executivo.

 Ele também culpou fortemente Wu Ching-Ku, presidente da IBA de 2006 a 2017 e ex-membro do COI. 

"Todos nos lembramos que foi Wu Ching-Kuo, que colocou a Associação Internacional de Boxe em uma situação muito difícil, e ele deve ser pessoalmente responsável pelas manipulações com arbitragem e julgamento, e pelo colapso financeiro".

"O COI também deve se lembrar disso quando emitir qualquer decisão em relação ao IBA e ao boxe em geral, porque Wu Ching-Kuo foi membro do COI até 2020."






0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar