Últimas Notícias

CBAt e COB fazem balanço positivo de Camping de Velocidade


A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniram 21 atletas de três gerações e seus treinadores no Camping de Treinamento de Velocidade, encerrado neste sábado (26/11), em Bragança Paulista, São Paulo. Todos foram convidados, bem como profissionais da área médica e de biomecânica, para o trabalho realizado no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo por cinco dias, acompanhado também pelo vice-presidente da CBAt, Edson Luciano Ribeiro, medalhista olímpico com o revezamento 4x100 m.

O Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto, e o Pan-Americano de Santiago, Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro, são as duas principais competições de 2023, ano que também é pré-olímpico - o ciclo termina em Paris-2024.

Carlos Alberto Cavalheiro, do COB, destacou aspectos positivos do Camping: reunir atletas sub-18, sub-20 e adulto; preparar os mais jovens para integrar futuros revezamentos e seleções brasileiras nas competições mais importantes do mundo; a equipe multidisciplinar atuando no processo de desenvolvimento dos atletas; e a capacitação dos treinadores. "Está todo mundo ganhando com isso", resumiu.

"É a primeira vez que reunimos atletas sub-18, sub-20 e adulto, uma novidade importante, e para o revezamento, especificamente, já estamos capacitando essa garotada. Quando chegarem a equipe adulta não teremos muito trabalho. Muitas vezes vemos atletas que não vivenciaram uma experiência em seleções em Olimpíadas e Mundiais", afirmou Cavalheiro. "A equipe multidisciplinar ajuda os treinadores no processo de desenvolvimento e há a capacitação dos próprios treinadores, muito deles vindos pela primeira vez - as perguntas foram excelentes por parte deles."

O diretor Técnico Jorge Bichara reforçou que a proposta do treinamento era reunir alguns dos principais atletas das provas de velocidade do Brasil nesse ano, e seus treinadores, e apresentar a proposta de trabalho da CBAt para o Mundial de Budapeste e o Pan de Santiago, eventos internacionais em que esses atletas têm possibilidades de participar.

O Camping teve ações importantes como as palestras do treinador Felipe de Siqueira, de Alison dos Santos, campeão mundial dos 400 m com barreiras, e de 'coach' com Antônio Carlos Moreno, e análises de biomecânica, dentre outras atividades.

"A ação foi pensada para que fossem produzidas informações importantes para o planejamento dos treinamentos, gerasse dados que permitissem uma melhor planificação para a próxima temporada, que é pré-olímpica", ressaltou Bichara. "A CBAt trouxe os treinadores individuais de cada atleta no sentido de podermos discutir métodos de treinamento, práticas importantes na evolução desses atletas e, além disso, foram geradas informações da área médica, nutricional e de biomecânica, com coleta de imagens e análise de movimentos importantes para correção de gestos mecânicos, tudo visando sempre a evolução esportiva da equipe", acrescentou.

O treinador Victor Fernandes, coordenador do Camping, destacou que o Brasil pode ter uma "metodologia de trabalho para a velocidade, do sub-18 ao adulto, integração entre os treinadores e atletas e COB e CBAt podem acompanhar o grupo". "Trouxemos atletas e treinadores para perto e ter o trabalho no país inteiro é bem positivo", destacou Victor.

Foto: Rafa Bueno/CBAt

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar