Últimas Notícias

CT Paralímpico recebe dois competições de esgrima em cadeira de rodas em seis dias


A esgrima em cadeira de rodas chega à cidade de São Paulo, com dois grandes eventos internacionais entre os dias 19 e 25 de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico: os Campeonatos das Américas e o Mundial sub-23. São esperados representantes de catorze países.

Entre esses atletas estará Kevin Damasceno, 18, esgrimista do Grêmio Náutico União/RS, uma promessa brasileira. O gaúcho compete nas três armas (florete, sabre e espada), mas tem no florete a sua grande paixão. “Gosto de competir nas três armas, porque vou ganhando experiência, mas o meu foco realmente é o florete”, disse. Kevin disputará os três campeonatos em São Paulo. “Minha expectativa é chegar bem ao final das três competições, com bons resultados. Se isso não acontecer, vamos trabalhar mais para os próximos torneios”, analisou.

O esgrimista tem mielomeningocele (deficiência na coluna vertebral) e enalteceu a importância da esgrima em sua vida. “Foi um achado”, reconheceu. “Ela me deu uma vida nova. Quando a gente nasce com uma dificuldade, uma deficiência, pensa que a vida será bem mais difícil. Mas a esgrima mostra que não. Ela abre muitas portas, dando a oportunidade de conhecer o Mundo e pessoas maravilhosas”, disse.

Além disso, a esgrima deu a Kevin a possibilidade de jogar com o seu pai, Fabio Damasceno, que também compete nas três armas. “Eu me inspiro e me espelho nele e sempre quis ser como meu pai”, comentou. “Desde pequeno, eu o via praticando a esgrima, fazendo as coisas sozinho, como ele sempre se virava sem precisar da ajuda de ninguém”, acrescentou.

E assim como já ocorreu por duas vezes, existe a real oportunidade de ambos se enfrentarem em uma final. “Pretendo ir bem e espero que ele também vá, para fazermos uma nova final. Mas fico indiferente sobre quem levar a vitória. Se eu ganhar, ele estará feliz. Se ele ganhar, eu estarei feliz”, concluiu.

O Mundial Sub-23 ocorre entre os dias 19 e 21 de outubro e o Campeonato das Américas está agendado para acontecer de 22 a 25. deste mês. O Mundial recebeu cinquenta inscrições, com oito países representados na disputa. O Brasil terá nove esgrimistas paralímpicos no evento, com destaque para Ana Elisa Paz e o já citado Kevin Damasceno, ambos do Grêmio Náutico União/RS, que competirão nas três armas.

O Campeonato das Américas terá representantes de nove países, entre eles o brasileiro Jovane Guissone, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, medalhista de bronze na última Copa do Mundo e expoente da modalidade no país. Além dos 27 brasileiros, os jogos terão a participação de argentinos, venezuelanos, chilenos, uruguaios, costarriquenhos, colombianos, norte-americanos e canadenses. O evento recebeu um total de 147 inscrições, entre homens e mulheres, que competirão nas três armas, nas classes ‘A’ e ‘B’.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar