Últimas Notícias

Surto Opina: Serena Williams, a maior da história

foto: John Minchillo / AP


Uma era se encerrou no tênis. Serena Williams disputou a última partida da sua carreira no US Open na última sexta (2), quando foi derrotada pela australiana Ajla Tomljanovic por 2 sets a 1, na terceira rodada do grand slam. A Arthur Ashes Arena viu Serena escrever linhas finais da sua história espetacular no esporte. O local perfeito para essa despedida, onde ela venceu esse Grand slam pela primeira vez há 23 anos atrás, para a maior da história do tênis e do esporte, descansar em seu trono de 'Rainha das Quadras'.

Ver Serena nestas três partidas no US Open foi um deleite para quem ama um bom tênis. Serena mostrou toda sua garra e sua técnica, mostrando seus pontos fortes, e mostrando outras habilidades não muito testadas, como a sua capacidade de se defender em quadra. Serena vendeu muito caro todos os games que perdeu, inclusive o último, que durou uma eternidade porque Serena se recusou a terminar sua carreira sem dar tudo de si dentro de quadra.

E seu último torneio foi a síntese do que foi Serena Williams durante todos esses anos: Um saque forte e um forehand mais forte ainda. Um tênis agressivo, intimidador, que se a adversária não soubesse como sair das 'cordas' rapidamente, era tranquilamente derrotada. Um estilo que mudou o tênis feminino e maior do que todas conquistas de Serena dentro da quadra, o impacto que ela causou na modalidade, fazendo as tenistas terem que ser mais agressivas, 'descendo o braço', trouxe uma nova dinâmica para o esporte e renovou o tênis feminino. 

Mas se as adversárias conseguiriam emular o braço forte de Serena, pouquíssimas conseguira emular o sua fibra e sua garra, que por tantos anos pareceu inquebrantável. entre 2012 e 2015, Serena era tão completa, que parecia entrar em quadra com metade do jogo ganho, com as adversárias tendo que lutar muito mentalmente contra aquela tenista que parecia uma força da natureza. 

Serena disse em seu discurso de despedida, que não seria quem foi se não fosse Venus. Grande amiga e primeira rival, Serena viu a irmã mais velha despontar primeiro e dominar a modalidade, o que fez Serena focar em superar aquela que parecia estar inalcançável. Serena conseguiu, após vencer as épicas quatro finais de grand slam seguidas - e fazer o 'Serena Slam', quando um tenista vence os quatro majors seguidamente, mas em anos diferentes, e optou por dominar todos os pisos, e ser a tenista dominante por tantos e tantos anos no circuito da WTA

Mas nada foi fácil para Serena. Lesões, críticas, acusações de manipulação de jogos contra Venus - que fez um boicote de 15 anos em Indian Wells -  destempero em algumas reclamações com juízes...além do risco de morte após uma embolia pulmonar em 2011 e complicações no parto de sua filha Alexis Olympia, e ainda assim ela teve força para se reafirmar no tênis em meio às criticas de que não seria mais a mesma após ser mãe, por exemplo.

Apesar de não ter ultrapassado Margareth Court em número de títulos de Grand Slam, isso não diminui em nada a grandeza de Serena Williams, que é sem dúvidas a maior da história do esporte. Sua dominância, a transformação do tênis feminino por conta dela, a relevância fora das quadras, um ícone inspirador para centenas meninas e mulheres negras, como Coco Gauff e Osaka Naomi, que viram que era possível brilhar em um esporte elitista e caro como o tênis.

Agora sem a rotina de treinos, Serena vai poder se focar na sua empresa que já é grandiosa - ela tem uma starup para ajudar empresas de mulheres negras e de outras minorias étnicas, além de ser sócia minoritária do Miami Dolphins da NFL e do UFC , em ser mãe - ela cogitou até ter outro filho, e curtir a vida. Seu lugar do olimpo do esporte está mais do que consolidado no esporte e vai demorar um bom tempo para que alguma outra tenista se aproxime de seus feitos.

Fica a saudade e a esperança, de se um dia, sua agenda de empresária de sucesso assim permitir e a saudade de empunhar uma raquete ficar grande demais, volte para bater uma bolinha em uma dessas quadras da vida, seja em simples ou em duplas com a Venus, nem que seja jogo exibição. Afinal, como ela mesmo disse em sua entrevista de despedida, "nunca se sabe".

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar