Últimas Notícias

Brasil joga mal e cai para o Japão no Mundial de Vôlei Feminino


Gattaz e Daroit sobem para bloquear Yokota. Foto: FIVB


Em seu penúltimo compromisso da primeira fase do Mundial de Vôlei Feminino 2022, o Brasil foi derrotado pelo Japão por 3 a 1 (25-22, 25-19, 17-25 e 25-20) em Aachen, na Holanda, nesta sexta-feira (30). A seleção brasileira jogou mal os dois primeiros sets, reagiu no terceiro mas sofreu bastante com o saque nipônico no quarto set que colocou em dificuldade a recepção brasileira. No sábado, o Brasil enfrenta a China às 9h, com transmissão do Sportv 2.

Brasil começou mais desorganizado e jogou bem abaixo  nos dois primeiros sets. Passe e defesa instáveis deixaram as adversárias a vontade. Após a entrada de Taianara e Roberta, o Brasil muda o jogo e reage no terceiro set. No quarto, o saque curto japonês faz estrago e reação brasileira congela.

A ponteira Sarina Koga sofreu uma lesão no jogo contra a China e desfalcou a seleção nipônica no contra contra o Brasil. Brasil teve somente uma alteração com relação ao jogo anterior. A central Julia Kudiess no lugar de Carolana, que sentiu incômodo na coxa direita no duelo contra a Colômbia.

Estatísticas

Inoue foi a maior pontuadora com 27 acertos (23 ataques, 3 bloqueios e 1 ace) ,seguida de Ishikawa com 18 (16 ataques e 2 aces). Do lado brasileiro, Pri Daroit com 17 (16 ataques e 1 ace) e Gattaz com 13 (11 ataques, 2 bloquei) Gabi contribui com 12 pontos (12 ataques e 1 ace).

Foram 64 ataques japoneses contra 55 brasileiros, 5 aces a 3, 22 erros a 18. As nipônicas apostaram em saques mais agressivos e variados que surtiram efeito determinante na vitória

O jogo

1º Set

Japão cometeu vários erros na primeira parcial em contraponto a equipe brasileira. Mas o saque agressivo deu trabalho para o passe brasileiro. Zé Roberto inclusive chamou atenção das jogadoras sobre a falha no fundamento durante tempo técnico. Macris não conseguiu afinar as bolas com a central Julia Kudiess

As japonesas começam forçando o saque na tentativa de quebrar o passe brasileiro. Yamada fez 6-4 em ataque na China. Pri Daorit finaliza ótimo rally e empatou a parcial, 6-6. Em outra intensa, Kisy finaliza com bloqueio mais um ponto basileiro, 8-7. Macris acionou Gabi na pipe 13-10. Pri Daroit subiu no bloqueio simples e em jogada de velocidade alargou o placar, 14-10. Inoue em contra-ataque fez 20-22. Gabi salvou o primeiro set point japonês, 22-24, mas Japão finalizou em 25-22.

2º Set

As centrais japonesas Yamada e Yokota aparecem com mais consistência com relação as centrais brasileiras. Gattaz aparece em bons momentos mas Julia Kudiess ainda é pouco acionada.

A seleção japonesa também começou na frente e abriu 6-3 com ace. Gattaz diminuiu para o Brasil 7 a 5. Saque brasileiro ainda não incomoda o Japão que joga mais a vontade com o passe na mão. Ishikawa na pipe faz 10-8.

Sequência de dois erros brasileiros deixa o Japão com a maior vantagem até ao momento na partida, 17-12.  Japão se aproveita de mais erros brasileiros e deslancha em 21-13. Lorena entra em quadra no lugar de Julia Kudiess e pontua, 21-14. Bom saque de Kisy quebra o passe japonês e Gattaz finalizou o contra-atque, 23-17. Brasil tenta respirar e melhora um pouco no fim da parcial com Daroit, 23-18. Inoue marca o ponto derradeiro e fecha o set, 25-19.


3º Set 


As mudanças brasileiras surtem efeito imediato na vitória do set. Tainara marcou 7 pontos na parcial e Roberta acionou as centrais com bolas rápidas, colocando Gattaz e Lorena no jogo.

Brasil começa o terceiro set com Lorena, Tainara e Roberta em quadra. A seleção também começa errando mais saques na tentativa de quebrar o passe nipônico. Lorena e Gattaz anotam 2-0 e a verde amarela começa a frente pela primeira vez nas parciais. Tainara amassou a bola no fundo de quadra, 6-4. Lorena bloqueia ataque japonês e converte, 7-4.

Tainara atacou na paralela, 9-6. Hayashi finalizou o rally mais longo da partida com duração de 43 segundos, 11-8. Roberta acionou Lorena, 15-11, e Gabi marcou o segundo ace para o Brasil na partida, 16-11. Tainara explora o bloqueio 18-12. Brasil devolve o 21-13 reversos do set anterior em ponto de Gattaz. Ishikawa diminui com dois pontos seguidos, 23-17. Roberta finalizou o set mais importante para o Brasil, 25-17.

4º Set

Japonesas incomodam com saque curto para tentar minar as centrais brasileiras. Brasil começa melhor mas Japão reage e vence o set. 

Brasil volta em quadra com as mudanças do set anterior. Pri Daroit anotou dois pontos seguidos no começo do set, 4-0. Inoue na diagonal, diminui, 6-2. Daroit joga a bola no fundo da quadra, 8-2. Técnico japonês para o jogo para esfriar a entoada brasileira e tentar organizar a equipe que não demonstra a força inicial. Gattaz anota ponto de bloqueio e ataque na china, 10-3. Ishikawa na diagonal faz ataque inteligente, 11-7.

Japonesas incomodam com saque curto para tentar minar as centrais. Japão tenta encostar em erro brasileiro 13-11. Hayashi empata 14 iguais e Inoue coloca vantagem japonesa, 16-14. Gabi, na pipe, tentar recolocar o time em jogo, 18-15. Macris faz boa passagem no saque e Gattaz e Rosamaria pontuam, 18-17. Brasil empata em erro adversário. Ishikawa explorou o bloqueio brasileiro e finalizou o set em 25-20.

Veja a classificação do grupo D:





Brasil já está classificado para a fase 2 do torneio mas é importante vencer a China no sábado. Os resultados dos jogos são levados a fase seguinte e podem colocar a seleção em cruzamento difícil. Pelo formato, o grupo E reúne os confrontos das quatro melhores do grupo D x grupo A. Da mesma forma, o grupo F terá as quatro melhores dos grupo B contra o C.

Escalação inicial

Brasil: Macris, Kisy, Gabi, Pri Daroit, Gattaz, Julia Kudiess e Natinha. Entraram em quadra: Tainara, Roberta. Técnico: José Roberto Guimarães

Japão: M. Ishikawa, A. Inoue, Hayashi, Seki, N. Yamada, M. Yokota e Satomi Fukudome. Técnico: Masayoshi Manabe

Calendário do Brasil na primeira fase com transmissão do Sportv 2: 

24/9 – 15h30 - Brasil 3 x 1 República Tcheca

26/9 – 13h30 - Brasil 3 x 0 Argentina

28/9 – 10h - Brasil 3 x 0 Colômbia

30/9 – 9h15 - Brasil 1 x 3 Japão

1°/10 – 9h - Brasil x China

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar