Um dos destaques do 1º Fórum Mulher no Esporte, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), já está no Rio de Janeiro. Nicole Hoevertsz, vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), chegou ao Brasil na madrugada desta quarta-feira, 17, e visitou a sede e o Centro de Treinamento do COB. Nesta quinta, no Teatro XP Jockey Club Brasileiro, ela realiza uma palestra sobre “Diretrizes e Visão do COI para a Equidade”.
“Agradeço ao presidente Paulo Wanderley pelo convite. Me sinto muito privilegiada por ter a oportunidade de voltar ao Brasil pela primeira vez depois de seis anos. Aproveitei a manhã para caminhar por Copacabana e sentir esse ambiente único que o Brasil e o Rio de Janeiro têm. O COB é uma organização muito impressionante, muito profissional, um exemplo para todos os Comitês do Continente”, disse Nicole.
Na visita à sede, conduzida pelo presidente Paulo Wanderley, Nicole participou de apresentações do Instituto Olímpico Brasileiro, braço educacional do COB, e da área de Cultura e Valores Olímpicos da entidade, ambas lideradas por mulheres.
“É sempre importante termos a oportunidade de mostrar um pouco mais do nosso trabalho para grandes gestores do esporte mundial, como é o caso da Nicole. Ela conduziu um grande trabalho à frente da ODEPA e da Comissão Mulher e Esporte do COI, e tem muito a contribuir com o que estamos desenvolvendo no COB, sob a liderança da nossa medalhista olímpica Isabel Swan. Agradecemos à Nicole por disponibilizar seu tempo e conhecimento para colaborar com o Movimento Olímpico Brasileiro”, falou Wanderley.
O encontro contou com a participação de diretores do COB, como Isabele Duran, do Financeiro, e gestores como Soraya Carvalho, gerente do IOB, e Carolina Araújo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos. Bernard Rajzman, membro brasileiro do COI, também esteve presente.
“O COB está desenvolvendo um grande trabalho de formação das pessoas responsáveis pela carreira dos atletas, pessoas chave para o desenvolvimento deles, que são os treinadores. Isso é muito importante. Outra área que eu gosto bastante é a de Valores Olímpicos. O COI é uma organização embasada neles e é isso que nos diferencia de qualquer outra empresa e une todos os Comitês Olímpicos. A excelência, o respeito e a amizade é o que temos que repassar para as crianças desde pequenos. As lições que aprendemos com o esporte nos fazem melhores pessoas. Por isso, sempre dizemos que criamos um mundo melhor através do esporte. Vejo que é nisso que o COB está investindo”, analisou a vice-presidente do COI.
Além de Nicole, o 1º Fórum Mulher no Esporte contará com a presença de outras grandes personalidades femininas. Jaqueline Silva, campeã olímpica no vôlei de praia, Adrian Behar, medalhista olímpica no vôlei de praia, Isabel Swan, medalhista olímpica da vela, e Natália Falavigna, medalhista olímpica no taekwondo, são alguns dos principais nomes confirmados para debater sobre o papel da mulher-atleta e sobre os caminhos para a igualdade, além de falar sobre os históricos vencedores dentro do esporte. Haverá também uma homenagem para a ex-atleta Aída dos Santos, finalista olímpica nos Jogos Olímpicos Tóquio 1964.
“O Fórum se enquadra perfeitamente nos objetivos do Comitê Olímpico Internacional. Fui presidente da ODEPA e da Comissão Mulher e Esporte do COI, e tive a oportunidade de visitar muitos países para passar essa mensagem: necessitamos de mais mulheres em todos os lugares do esporte. Treinadores, atletas, dirigentes, jornalistas. Também venho apoiar a Isabel Swan, líder da área Mulher no Esporte do COB, é uma atleta que conheceu muito bem o ambiente esportivo e, através de seu grande trabalho e de sua imagem de sucesso, é um exemplo para as mulheres de Brasil. Temos muito o que celebrar, mas também temos o que melhorar. Vamos identificar essas áreas para que juntos possamos evoluir na participação da mulher no esporte”, completou Hoevertsz.
A realização do fórum também marcará um ano da criação da área Mulher no Esporte no COB. Por meio dela, a entidade tem promovido ações de valorização e fortalecimento das mulheres, como a Comissão da Mulher no Esporte, o Canal tira-dúvidas de Saúde da Mulher, entre outros, sempre buscando ajudar no bem-estar e desenvolvimento de atletas e colaboradores.
Nicole é ex-atleta de nado artístico de Aruba. Ela disputou os Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 no dueto e, mais tarde, se tornou treinadora da modalidade e secretária-geral da Federação Arubana de Natação. Ela atuou no Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de 1999, em Winnipeg, no Canadá, e presidente do Conselho Executivo da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA).
Ainda na administração esportiva, Hoevertsz, que estudou Direito na Universidade das Antilhas Holandesas e na Universidade de Leiden (Holanda), tornou-se membro do COI em 2006 e atuou nas seguintes comissões: Mulheres e Esportes; Relações Internacionais; Coordenação dos Jogos Rio 2016; Coordenação dos Jogos Tóquio 2020; e Esporte e Direito. Em julho de 2021, foi eleita vice-presidente do COI.
Foto: Marina Ziehe/COB
0 Comentários