O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio de sua área de Educação Paralímpica, realiza o Camping Internacional de atletismo, até a próxima sexta, 12, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O foco da iniciativa é capacitar técnicos e atletas do país em provas de velocidade, fundo e rua realizadas em cadeiras de rodas.
Até sexta, cerca de 40 treinadores e esportistas brasileiros assistem a palestras e são submetidos a atividades práticas nas pistas de atletismo do CT - externa e indoor. Toda a ação tem sido orientada pelo ex-atleta norte-americano Adam Bleakney, medalha de prata nos 800 m, da classe T54 (para cadeirantes), nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004. Além de ter competido na capital grega, Adam também representou os EUA em outras três edições de Jogos: Sidney 2000, Pequim 2008 e Londres 2012. Hoje, ele atua como técnico-chefe da equipe de atletismo da Universidade de Illinois.
"Estamos com um especialista em corridas de cadeiras de rodas. Adam tem vasta experiência na área e esperamos capacitar nossos profissionais para tais provas. Contamos com tradução simultânea e, depois, todo o conteúdo teórico ficará disponível em nosso site da Educação Paralímpica", disse David Farias, coordenador da área de Educação Paralímpica do CPB.
Após sua primeira palestra, na qual também tirou dúvidas dos participantes, Adam afirmou estar impressionado com a estrutura do CT Paralímpico Brasileiro e a organização do CPB. "Vejo aqui algo fenomenal. Um dos melhores espaços que já conheci. É uma honra fazer parte deste projeto educacional", destacou o norte-americano. "O Camping de atletismo é uma ótima oportunidade para trocarmos informações. Não acredito que seja um evento de mão única. É uma via dupla e estou empolgado para aprender com os brasileiros também", finalizou Adam.
Foto: Alê Cabral/CPB
APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024
Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os jogos in loco!
Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!
0 Comentários