Últimas Notícias

Tour da França feminino 2022 terá início neste domingo pelas ruas de Paris

Reprodução: Twitter @LeTourFemmes
 

Começa no domingo (24) o Tour da França Feminino 2022, prova que promete se consolidar como protagonista no circuito do ciclismo de estrada mundial. A edição deste ano terá largada em Paris e percorrerá mais de mil quilômetros até a região montanhosa de La Super Planche des Belles Filles.


Após algumas tentativas fracassadas e provas tímidas, o ciclismo feminino finalmente terá um Tour de France digno desse nome em 2022. A nova edição do Tour da França Feminino é a prova de ciclismo feminina mais lucrativa de todos os tempos. Repleta de talentos em uma variada e desafiadora disputa de oito etapas, sendo quatro etapas planas, duas de subida e outras duas de montanha, a busca é para que finalmente possa plantar as sementes de uma corrida que crescerá e florescerá por várias edições.

 

A ciclista dos Países Baixos, Annemiek van Vleuten, aparece como ampla favorita. Após vencer de forma dominante o Giro D’Itália 2022, é Annemiek quem melhor consegue desafiar os grandes circuitos italianos e franceses, sempre perto da vitória. A sensação é que o Tour de France Feminino 2022 pode se tornar uma disputa entre Van Vleuten contra todas as outras.

 

A prova terá duração de 8 dias e contará com a participação de 144 mulheres, divididas em 24 equipes. O início da disputa no domingo levará as ruas de Paris a serem tomadas por dois pelotões de ciclistas disputando o Tour de France, enquanto a prova de ciclismo masculino estará sendo encerrada na capital francesa, também teremos o início da esperada edição feminina.


Como será:


A etapa 1 começa na Torre Eiffel, onde o pelotão fará 12 voltas do lendário circuito que termina na Champs-Élysées. O trajeto é plano e rápido, com previsão de término aproximadamente duas horas antes da chegada dos homens à cidade. Na segunda etapa em Meaux, a leste de Paris, teremos outra rota muito plana e esta etapa de 133 km será adequada para as melhores velocistas do pelotão, com previsão de um animado Sprint Final em Provins.

 

As subidas começam na etapa 3, de Reims a Epernay. A etapa de 131 km apresenta quatro subidas categorizadas. A primeira acontece com apenas 20 km após o início, enquanto as subidas restantes ocorrem na segunda metade do dia. A quarta etapa terá outra subida categorizada, que embora não seja longa, conta com uma inclinação considerável. O destaque para a etapa 5 é resistir a corrida mais longa desta edição e também a etapa mais longa até agora em uma corrida feminina do World Tour, com 173 km a ser percorrido.

 

Não haverá muito tempo para descansar, pois a etapa 6 retorna para o circuito montanhoso. É quase uma montanha-russa, em uma rota com quatro subidas categorizadas espalhadas ao longo do caminho. O Tour da França Feminino 2022 apresenta suas maiores subidas nas duas etapas finais. A etapa 7 verá as ciclistas chegarem ao Petit Ballon, Col du Platzerwasel e Grand Ballon, o ponto mais alto da corrida, a 1.310 metros de altitude. A etapa final termina com o desafio mais difícil da corrida: a subida da La Super Planche des Belles Filles.


As Etapas:

Etapa 1: Torre Eiffel de Paris até Paris Champs-Élysées, 82 km

Etapa 2: Meaux a Provins, 135 km

Etapa 3: Reims a Épernay, 133 km

Etapa 4: Troyes a Bar-sur-Aube, 126 km

Etapa 5: Bar-le-Duc a Saint-Dié-des-Vosges, 175km

Etapa 6: Saint-Dié-des-Vosges a Rosheim, 128 km

Etapa 7: Sélestat a Le Markstein, 127 km

Etapa 8: Lure para Super Planche des Belles Filles, 123 km


2 Comentários

  1. Porque não termina em Paris o Tour de France Femmes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ideia era começar do mesmo lugar que o tour de France masculino termina, em Paris.

      Excluir

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar