Últimas Notícias

ISA Surfing divulga processo de qualificação para Paris 2024 e Brasil poderá ter até seis surfistas na próxima Olimpíada



A ISA Surf divulgou nesta terça (31) como será o processo para os surfistas se classificarem para os jogos olímpicos de Paris em 2024. A principal novidade é que agora a competição terá 48 surfistas (24 homens e 24 mulheres), ao invés de 20 como foi em Tóquio. E com isso, países como Brasil poderão ter até 3 atletas em cada naipe na Olimpíada.


Mas para isso, o Brasil terá que ter dois surfistas entre os dez melhores no campeonato de 2023 da WSL e ser campeão do ISA surfing games em 2022 - que será em setembro na Califórnia - ou em 2024, em local a ser definido. 


Nos jogos de Tóquio, o Brasil levou quatro surfistas - Italo Ferreira, Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima, com Ítalo Ferreira sendo campeão olímpico. Se a regra nova já estivesse em vigor, nomes como Filipe Toledo e  Kelly Slate poderiam ter disputado a Olimpíada no japão.


Confira abaixo o esquema de vagas para os Jogos de Paris:

País-sede - Uma vaga no masculino e uma no feminino

WSL - 10 melhores entre os homens e os 8 entre as mulheres no campeonato de 2023 conquistam vaga (limite de dois por país)

Isa World Surfing Games 2023 - Quatro vagas para homens e Quatro para mulheres, os melhores de cada continente -  Américas, Europa, África e Ásia/Oceania  (para países que não atingiram o limite de 2 atletas por gênero)

Jogos Pan-Americanos de 2023 - Campeão no masculino e no feminino (para países que não atingiram o limite de dois atletas por gênero)

ISA World Surfing Games 2024: Primeiros cinco homens e sete primeiras mulheres elegíveis  (para países que não atingiram o limite de dois atletas por gênero) mais uma vaga por gênero para o melhor país na competição, independente do limite de dois atletas por gênero

ISA World Surfing Games 2022 -  Uma vaga por gênero para o melhor país na competição, independente do limite de dois atletas por gênero

Cota de Universialidade - Uma vaga para cada gênero. Se nenhum país se encaixar nos critérios, abrirá mais uma vaga em cada naipe no ISA World Surfing Games 2024


A competição de surfe dos Jogos de Paris não acontecerá na capital francesa e nem em suas proximidades. Ela será disputada em Teahupoo, no Taiti, que fica a mais de 20.000km da sede dos Jogos, e é um território semi-autônomo ligado à França.


Foto: Jone Roriz/ COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar