Campeão olímpico Ricardo assume como treinador da dupla Evandro e Álvaro Filho


Os atuais campeões brasileiros de vôlei de praia Evandro e Álvaro Filho desembarcaram em Itapema (SC) na terça-feira (12.04), para a disputa de mais uma etapa do Circuito Mundial, com um reforço enorme. A parceria acertou com o campeão olímpico Ricardo para ser treinador do projeto, substituindo Ednílson Costa, o Ed, e espera poder evoluir em busca de grandes resultados já em 2022. Experiência e inspiração não faltará, sem dúvida.

Baiano radicado em João Pessoa, na Paraíba, Ricardo tem uma história de longa data com o paraibano Álvaro Filho. E estava no Rio de Janeiro, onde Álvaro e Evandro estão baseados, para ajudar ao amigo quando foi surpreendido pelo convite de trabalho.

“Para mim foi uma surpresa muito grande. Porque eu vim aqui para dar um suporte para o Álvaro. E depois de uma semana ser convidado para ser técnico deles foi uma surpresa e um desafio enorme. Eu já estava vivendo um desafio à frente da equipe italiana e, agora, recebendo esse convite, me motiva ainda mais. Dá uma credibilidade a muito do que eu penso, em tentar me tornar um grande profissional também fora de quadra, como técnico. Nada melhor do que trabalhar com um time como Álvaro e Evandro, que é um time campeão, formado”, resumiu Ricardo.

Álvaro Filho não escondeu a felicidade de iniciar um novo ciclo ao lado do ídolo e amigo.

“Tenho um carinho muito especial pelo Ricardo e sou até suspeito para falar. Iniciei minha carreira lá em João Pessoa com ele, como um sparring. Depois tive a honra de jogar ao lado dele, conquistar títulos e agora é como se tivesse completando um ciclo, tendo ele como meu treinador. É uma pessoa que eu respeito muito, tenho muito carinho e admiração. E como treinador ele já vem demonstrando que tem muito potencial, desde o trabalho que desenvolveu nos Estados Unidos. Além, é claro, de toda experiência que possui, da carreira super vitoriosa. E ele passar um pouco isso para o nosso time vai ser muito valioso”, disse Álvaro Filho.

Depois de um início de ano complicado, com uma fratura grave – e exposta – no dedinho da mão esquerda, o campeão mundial Evandro encerrou um relacionamento de muitos anos com seu treinador, que comandava a dupla. Tudo em comum acordo e para que ele e Álvaro Filho possam crescer ainda mais e alçar voos mais altos no cenário mundial do vôlei de praia.

“2022 começou ruim para a gente, com as lesões do meu dedo e do Álvaro. Eu nunca tinha passado por uma cirurgia e estou voltando a minha melhor física agora. Mudamos um pouco nosso rumo. Sou muito grato ao Ed, completamos mês passado 11 anos de trabalho juntos, devo a ele boa parte de tudo o que conquistei, mas era o momento de mudar. E não preciso nem falar o que o Ricardo representa para o voleibol de praia. Não só brasileiro como mundial. Ele já vinha se desenvolvendo como treinador e é até engraçado, porque até ontem parece que que estava jogando contra ele”, brincou Evandro, que vive uma grande expectativa por um bom resultado já em Itapema.

“Muito melhor ter o Ricardo ao meu lado, me incentivando, me cobrando bastante, do que jogando contra. E ele já chegou comandando, cobrando o time. Só assim a gente vai crescer e sair da nossa zona de conforto. Espero que ele consiga ficar à vontade e temos muitas coisas para disputar e, quem sabe, conquistar juntos. Queremos chegar bem já em Itapema, com novo técnico e vamos juntos e firmes”.

De gigante para gigante, o novo treinador pode ajudar, e muito, Evandro a cumprir melhor uma função importantíssima dentro do vôlei de praia: o bloqueio. Do alto dos seus 2,10 metros, ele terá as dicas de um dos melhores bloqueadores – senão o melhor – da história da modalidade.

“Tenho alguns pontos de vista, de treino, de como o bloqueio deve se portar dentro do jogo, que pode ajudar ao Evandro nessa transição. Espero que ele possa assimilar da melhor forma possível e pude, ao longo dessa semana aqui, perceber que ele tenta melhorar sempre. Ele se cobra muito e isso é fundamental para que o atleta queira crescer e aprender novas formas e opções dentro de quadra”, explicou Ricardo, muito animado em poder já estrear no comando da equipe nesta semana.

“Sei que será uma responsabilidade muito grande fazer com que eles cresçam como time e também individualmente. O time está muito unido, querendo que dê certo e isso dá uma tranquilidade enorme para uma comissão que está surgindo. Estou muito animado, muito feliz pela situação e acredito que pode ser feito um projeto muito bacana, visando algo maior a frente, nesse ciclo olímpico. Quero já colocar algumas coisas que eu penso no sistema deles, que possam ajudar o time a evoluir dentro de quadra”, encerrou o novo treinador.

Evandro e Álvaro Filho estão ranqueados para a fase de grupos da etapa de Itapema do Circuito Mundial e têm estreia prevista para sexta-feira (15.04). Evandro já possui um título do World Tour na cidade catarinense, conquistado em 2018. No último torneio internacional disputado no local, em 2021, a parceria terminou em nono lugar.

Foto: Manila Comunicação

Postar um comentário

To Top