Jogos Paralímpicos de Inverno - Dia 5

Yang Hongqiong sentada no esqui adaptado. Ela ergue o braço direito parecendo que vai pegar alguma coisa

O quinto dia de disputa dos Jogos Paralímpicos de Inverno teve finais apenas no esqui cross-country, com a disputa das provas de sprint. O Brasil participou com cinco atleta, tendo como melhor resultado o nono lugar de Cristian Ribera na classe sitting masculina. China e Canadá conquistaram duas medalhas de ouro cada e estão nas primeiras posições do quadro de medalhas.

Esqui cross-country


Yang em cima de seu esqui adaptado. Ela ergue os braços e seus bastões no ar para trás, ao comemorar na linha de chegada. Ela veste o uniforme vermelho da China, um colete com o número de identificação e um rabo de cavalo no cabelo
Yang Hongqiong comemora a sua medalha de ouro - Foto: Hou Zhaokang/Xinhua
Os cinco representantes do Brasil no esqui cross-country participaram das provas da classe sitting (atletas que competem sentados). No masculino, Cristian Ribera alcançou a semifinal, terminando em nono lugar. Guilherme Rocha ficou em 18º lugar, Robelson Lula foi o 21º e Wesley dos Santos o 24º. Zheng Peng da China ficou com a medalha de ouro.

Cristian Ribera em seu esqui adaptado com uma cadeira. O brasileiro usa um uniforme azul e branco e um colete com o número 5. Atrás dele, um esquiador dos Estados Unidos usando um colete com o número 12
Cristian Ribera competindo na semifinal - Foto: Ale Cabral/CPB
Na sitting feminina, Aline Rocha também parou nas semifinais, ficando em 10º lugar. Na final, a chinesa Yang Hongqiong superou Oksana Masters, dos EUA, para levar seu segundo ouro em Pequim. Veja abaixo os pódios dessa quarta-feira (9).

Sprint - Sitting masculino:
1. Zheng Peng (CHN)
2. Mao Zhongwu (CHN)
3. Collin Cameron (CAN)

Sprint - VI (deficientes visuais) masculino:
1. Brian McKeever (CAN)
2. Jake Adicoff (USA)
3. Zebastian Modin (SWE)

Sprint - Standing (deficientes físicos que competem em pé) masculino:
1. Benjamin Daviet (FRA)
2. Marco Maier (GER)
3. Grygorii Vovchynskyi (UKR)

Sprint - Sitting feminino:
1. Yang Hongqiong (CHN)
2. Oksana Masters (USA)
3. Li Panpan (CHN)

Sprint - VI feminino:
1. Carina Edlinger (AUT)
2. Oksana Shyshkova (UKR)
3. Linn Kazmaier (GER)

Sprint - Standing feminino:
1. Natalie Wilkie (CAN)
2. Vilde Nilsen (NOR)
3. Sydney Peterson (USA)

Hóquei no gelo


Jogador da Itália, usando unifome branco, e jogador da Coreia, de azul, em cima de seus trenós
Lance do jogo entre Itália e Coreia do Sul - Foto: Soe Zaya Tun/Reuters
No hóquei no gelo paralímpico, o dia foi de duelos eliminatórios, que ajudaram a definir os últimos semifinalistas. A Coreia do Sul não teve muitas dificuldades contra a Itália e goleou por 4 a 0. Os sul-coreanos vão enfrentar o Canadá na semifinal.

O outro duelo, entre China e República Tcheca foi mais equilibrado. O jogo estava empatado em 3 a 3, quando os donos da casa conseguiram o gol da vitória por 4 a 3, faltando dois minutos para o fim do tempo regulamentar. Os chineses encaram os Estados Unidos em busca de uma vaga na final. 

As semifinais serão realizadas na sexta-feira (11). 

Curling em cadeira de rodas

Tabela de Classificação do Curling em cadeira de rodas. Primeiro lugar: China e Suécia com 6 vitórias e 2 derrotas, Canadá com 6 vitórias e 3 derrotas, Eslováqui 5 vitórias e 3 derrotas, Coreia do Sul, Letônia e EUA empatadas em quinto lugar  4 vitórias e 4 derrotas, Noruega 4 vitíorias e 5 derrotas, Grã-Bretanha com 3 vitórias e cinco derrotas. Estônia com 2 vitórias e 6 derrotas. Suíça com 1 vitória e 7 derrotas
China, Suécia, Canadá e Eslováquia estariam avançando para as semifinais atualmente - Foto: Reprodução/Youtube/Paralympic Games
O torneio de curling em cadeira de rodas segue equilibrado. Na liderança agora há um empate entre Suécia e China. Ambas equipes tem seis vitórias e duas derrotas. Nesta quarta, a equipe chinesa venceu seus jogos do dia contra Eslováquia e Noruega. Já os suecos, jogaram contra os mesmos times, ganhando dos noruegueses e perdendo para os eslovacos.

Resultados 09/03 - curling em cadeira de rodas:
Noruega 6 x 8 Suécia
Estônia 2 x 5 Coreia do Sul
China 7 x 5 Eslováquia
Suécia 5 x 6 Eslováquia
Estados Unidos 8 x 5 Suíça
Noruega 4 x 7 China
Canadá 6 x 3 Grã-Bretanha
Coreia do Sul 8 x 6 Grã-Bretanha
Estônia 3 x 9 Canadá
Estados Unidos 8 x 7 Letônia

Foto de capa: Wei Xaohao/China Daily

Postar um comentário

To Top