Anna Shcherbakova leva o ouro na patinação artística feminina em Pequim


A russa Anna Shcherbakova levou o ouro da competição feminina da patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022. Ela superou as suas conterrâneas e venceu com 255.95 pontos. Alexandra Trusova, também do Comitê Olímpico Russo ficou com a prata e a japonesa Sakamoto Kaori levou o bronze. Kamila Valieva, favorita na prova, teve quedas e terminou na quarta colocação.

Anna Shcherbakova, campeã mundial de 2021, unificou os títulos. Após um programa curto bem executado, ela conseguiu 175.75 no longo. Ela fez uma apresentação com menor grau de dificuldade do que Valieva e Trusova, com apenas dois quádruplo e sem um triplo Axel. Mas ela compensou nos componentes do programa, com destaque para médias acima de 9.5 em performance, composição e interpretação da música.

Alexandra Trusova foi ousada e tentou um programa com cinco saltos quádruplos. Ao som da trilha sonora do filme "Cruela", a russa teve problemas em dois dos seus quádruplos. Mesmo assim, ela conseguiu suas melhores notas da carreira, com 177.13 no programa longo e 251.73 no total.

Trusova executando um giro - Foto: Fabrizio Bensch/Reuters
Havia uma expectativa em cima de Kamila Valieva. A atleta está envolvida um caso de doping e caso ficasse entre as três primeiras colocadas, o pódio não seria realizado em Pequim (entenda sobre o caso aqui). 

Sob pressão, Valieva não conseguiu apresentar o seu melhor. Ela teve quedas em um triplo Salchow e um quádruplo toeloop, além de falhas em vários outros elementos. Ela conseguiu apenas 141.93 pontos no programa longo e 224.09 no total.

Kamila Valieva cai durante o programa longo - Foto: Fabrizio Bensch/ Reuters
As principais adversárias das russas eram as japonesas. Sakamoto Kaori fez um ótimo programa curto, terminando o segmento inicial em terceiro lugar. No programa longo, ela acertou todos seus elementos conseguiu sua melhor nota da carreira com 153.29 pontos. No total, ela ficou com 233.13 e vai receber a medalha de bronze.

Sakamoto comemora ao fim da sua apresentação - Foto: Phil Noble/Reuters
Higuchi Wakaba fez uma bela apresentação ao som de músicas da nova versão de "O Rei Leão". A patinadora japonesa fez um ótimo triplo Axel, mas acabou caindo em um triplo Lutz. No total, Higuchi ficou em quinto lugar lugar com 214.44 pontos.

 Foto de capa: Evgenia Novozhenina/Reuters

Postar um comentário

To Top