Maria Portela conquista o bronze no segundo dia do Grand Prix de Portugal

De quimono branco, Maria Portela comemora vitória no Grand Prix de Portugal

A judoca Maria Portela conquistou neste sábado (29), a medalha de bronze  na categoria até 70 kg no Grand Prix de Portugal, primeiro do ano, após vencer a sul-coreana Heeju Han por excesso de shidôs. Guilherme Schimidt, até 81kg, chegou a brigar pela medalha, mas foi eliminado após levar três punições. 


Essa foi a segunda medalha do Brasil na competição. Na sexta, Rafaela Silva conquistou o seu primeiro ouro no Circuito Mundial após retornar da suspensão de dois anos por doping.


Cabeça-de-chave número um do torneio, Portela venceu a ucraniana Yullia Kurshenko por Ippon e perdeu para a neerlandesa Jorien Visser com um waza-ari nas quartas de final. Na repescagem, a brasileira bateu a britânica Katie-Jemima Yeats-Brown por waza-ari no golden score e foi para a disputa da medalha.


Já Schimidt venceu as duas primeiras lutas por estrangulamento, a primeira contra Lorenzo Parodi, da Itália, e a segunda em cima de Manuel Rodrigues, de Portugal. Nas quartas, ele perdeu com um waza-ari aplicando a dois segundos do fim da luta para Nicolas Chilard, da França. Na repescagem, ele aplicou um Ippon em cima do ucraniano Mikhailo Svidrak.


Daniel Cargnin, bronze em Tóquio, estreou na categoria até 73kg com uma derrota polêmica. Melhor no combate, Cargnin conseguiu forçar duas punições ao adversário. Apático na luta, o francês Joan Gaba, recebeu o terceiro shidô, o que significa desclassificação e fim de luta.


Porém, para protestos do atleta e de seu técnico, a árbitra mandou a luta seguir. No placar, a punição não apareceu e com o brasileiro desconcentrado, o francês aplicou um Ippon pouco depois e eliminou Cargnin na primeira luta. . 


Mais dois brasileiros lutaram neste sábado e também não avançaram em suas chaves. O estreante Julio Koda Filho (73kg) foi desclassificado por excesso de punições contra Petru Pelivan, da Moldávia, e Aléxia Castilhos (63kg) perdeu para Katarina Kristo, da Croácia por waza-ari.


Neste domingo, último dia de torneio, o Brasil terá Beatriz Freitas (78kg), Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Juscelino Nascimento (+100kg). As eliminatórias começam às 08h e as finais às 14h, ambas com transmissão no Youtube da IJF.


Foto: Gabriela Sabau/ IJF

Postar um comentário

To Top