Sete atletas brasileiros avançam às semifinais da Copa América de bocha


Dos dez atletas que representam a seleção brasileira na Copa América de bocha, disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, sete avançaram às semifinais nesta quinta-feira, 9: Eliseu dos Santos, Natali de Faria, Andreza Vitória de Oliveira, Mateus Carvalho, Ercileide da Silva, José Carlos Chagas de Oliveira e Evelyn de Oliveira.

No segundo dia de disputas, Eliseu dos Santos, da classe BC4 (deficiências severas, porém que não recebem assistência durante os jogos), derrotou o canadense Iulian Ciobanu, por 6 a 0, em sua terceira partida no torneio. Ele manteve os 100% de aproveitamento na competição e avançou diretamente às semifinais, já que venceu o jogo das quartas de finais por W.O. No duelo por uma vaga na decisão, o brasileiro espera o vencedor do confronto entre o norte-americano Nick Taylor e o peruano Marco Dispaltro.

Na classe BC3, que permite a ajuda de outra pessoa e a utilização de um instrumento auxiliar, Mateus Carvalho também avançou com 100% de aproveitamento. Na primeira fase, o brasileiro anotou 38 pontos em três partidas, enquanto seus oponentes não marcaram nenhum nesses jogos. Na semifinal, ele vai encarar o chileno Cristobal Aranda ou o mexicano Raul López Rosas.

Por fim, na classe BC1 (atletas que podem optar por auxílio de ajudantes), José Carlos de Oliveira superou o equatoriano Danny Vallejo por 12 a 0. Primeiro colocado do seu grupo, José vai encarar o canadense Lance Cryderman na semifinal.

Entre as mulheres, Andreza Vitória de Oliveira, da classe BC1, venceu Lois Martin, do Canadá, por 11 a 0. Com duas vitórias na fase de grupos, ela se classificou como líder da sua chave às semifinais. Agora, ela enfrenta a colombiana Sindy Gonzalez na tentativa de avançar à final.

Situação semelhante à de Natali de Faria, da classe BC2 (atletas que não podem receber assistência). A brasileira superou Denisse Padilla Martin, do México, por 4 a 1, e também se classificou para as semifinais como primeira colocada do seu grupo. Na fase classificatória, ela ganhou duas partidas e perdeu uma. Agora, ela vai enfrentar a canadense Kristyn Collins por uma das vagas na decisão.

Ainda nesta quinta-feira, Evelyn de Oliveira (BC3) derrotou suas oponentes com placares bastante expressivos: duas vitórias pelo placar de 15 a 0 contra a guatemalteca Eimy Losley Tanchez e diante da peruana María Panca. Na semifinal, a brasileira vai encarar Joelle Guerette, do Canadá, ou Micaela Salvador, da Argentina. Evelyn terminou a fase classificatória na liderança de seu grupo: 44 pontos somados em três partidas.

Outra brasileira que encerrou a primeira fase como líder foi Ercileide da Silva (BC4). Após obter duas vitórias, ela disputará a semifinal contra a colombiana Leidy Chica Chica.


Brasileiros classificados para as quartas de final


Na classe BC2 masculina, o Brasil terá dois representantes nas quartas de final. Tanto Maciel Santos como Iuri da Silva venceram seus dois compromissos na primeira fase e avançaram na Copa América.

Maciel vai encarar Danik Allard, do Canadá, enquanto Iuri, a novidade da Seleção Brasileira para o torneio, enfrentará o também canadense Michael Mercer. Caso vençam os seus duelos, os brasileiros vão se encontrar na semifinais.

Na classe BC3 feminina, Evani Soares derrotou a canadense Joelle Guerette por 7 a 1. A brasileira se classificou na liderança do grupo, enquanto a atleta do Canadá passou como segunda colocada. Nas quartas de final, Evani vai duelar contra a peruana María Panca. Se derrotá-la, encontrará a argentina Stefania Ferrando na semifinal.

Resultados dos atletas brasileiros na quinta-feira:
Andreza Vitória de Oliveira 11 x 0 Lois Martin (Canadá) - BC1
José Carlos Chagas de Oliveira 12 x 0 Danny Vallejo (Equador) - BC1
Natali de Faria 4 x 1 Denisse Padilla Martin (México) - BC2
Maciel Santos 7 x 1 Delgado Guerrero (Equador) - BC2
Iuri da Silva 7 x 1 Mario Sayes (El Salvador) - BC2
Evelyn de Oliveira 15 x 0 Eimy Losley Tanchez (Guatemala) - BC3
Evelyn de Oliveira 15 x 0 María Panca (Peru) - BC3
Evani Soares 7 x 1 Joelle Guerette (Canadá) - BC3
Mateus Carvalho 13 x 0 Dean Acosta (Peru) - BC3
Ercileide da Silva 9 x 2 Karla Manuel Enriquez (México) - BC4
Eliseu dos Santos 6 x 0 Iulian Ciobanu (Canadá ) - BC4

Foto: Alê Cabral/CPB

0 Comentários