Rússia escolhe nova chefe para a RUSADA em meio a escândalo de esquema para encobertar doping de atletas russos


No sábado (04), a a Rússia nomeou Veronika Loginova, para chefiar sua a Agência Nacional Antidoping, em meio a um turbulento escândalo de doping que já dura anos.

Os escândalos tem acontecido desde de 2015 e acabou gerando uma punição a todos os atletas russos que devem competir sem sua bandeira e sem o hino nacional do país nas competições internacionais, tais como, Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol.

A RUSADA, agência antidoping russa, era dirigida pelo diretor interino Mikhail Bukhanov desde que o ex-chefe do orgão se demitiu em agosto do ano passado.

Loginova é conselheira do reitor da Universidade Olímpica Internacional Russa para programas antidoping, membro da comissão disciplinar da Federação Russa de Atletismo.

A Associação Russa de Advogados, uma das fundadoras da RUSADA, disse que espera que sua nomeação ajude a Rússia a reconquistar o direito de competir com sua bandeira em breve.

“Este é um passo extremamente importante e um marco no retorno da bandeira e do hino russo às competições, bem com ao levantamento da proibição das principais competições internacionais na Rússia”, disse o presidente da associação, Vladimir Gruzdev.

Foto: Maxim Shemetov/ Reuters


0 Comentários