Últimas Notícias

Rússia entre em contato com entidades após atletas do país serem impedidos de disputar competições nos EUA


O presidente do Comitê Olímpico Russo (ROC), Stanislav Pozdnyakov, afirmou que entrou em contato com a Federação Internacional de Esqui (FIS) e a União Internacional de Patinação (ISU), depois que atleta russos foram impedidos de disputar competições no Estados Unidos que fazem parte da qualificação para Pequim 2022.

Os atletas russos foram impedidos de disputar as competições devido a vacina de Covid 19 tomada pelos atletas não ser reconhecida em solo estadunidense.

Podznyakov disse por meio de comunicado no site da ROC que os patinadores de velocidade também foram afetados devido as restrições.

“Se dizemos que os atletas são o coração do movimento olímpico, então parecem muito estranhas as tentativas de parar esse coração, limitando ou privando-os completamente da oportunidade de participar da seleção para os jogos por motivos que estão completamente distantes do esporte”, disse Pozdnyakov.

“Sabemos que a Comissão de Atletas da ROC está ativamente envolvida nesta história, está preparando um pedido oficial aos colegas da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI) com base em informaçãos de nossos atletas que não puderam participar da qualificação”.

"A tarefa de garantir o acesso às competições e condições iguais de participação para todos os atletas é da competência das Federações Internacionais e dos Comitês Organizadores de torneios especificos”.

“Por isso, voltamos a dirigir-nos a ISU e à FIS para solicitar a medida que, do nosso ponto de vista, devem ser tomadas no âmbito da competição a decorrer na América do Norte”.

“O ROC e a Comissão de Atletas do ROC, cada um em sua própria linha, continuarão a interagir com os colegas do COI e das Federações Internacionais para que os países anfitriões das qualificações olímpicas adequadamente garantindo a admissão e a livre participação de todos os atletas inscritos”.

Pozdnyakov levou suas preucpações a Cúpula Olímpica e sugeriu que as Federações Internacionais forneçam opções alternativas para auxiliar na qualificação para Pequim 2022.

Ainda sob punição devido a escândalos de doping, todos os atletas russos competiram nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 sob bandeira neutra.

Foto: Reuters/ Evgenia Novozhenina

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar