Últimas Notícias

A pouco mais de um mês para os Jogos, China começa a usar neve artificial



Ás vésperas dos Jogos de Inverno Pequim-2022, a organização do evento começa a usar neve artificial para a realização das competições de montanha. Acontecendo em uma das regiões mais secas do país, todas os eventos usarão a neve produzida pelo homem. A medida é usada desde Lake Placid-1980.


Para isso estão sendo usados sistemas automatizados para fabricação de neve com monitoramento de temperatura e umidade do ar para maximizar a produção. Se utilizando de reservatórios locais, 300 turbinas misturam ar comprimido com água e jogam gotas no ar para a formação da precipitação. 


A fim de cobrir todo o espaço de neve necessário, é utilizado um veículo semelhante a um caminhão chamado de "gato da neve", que também molda saltos e curvas na pista. O trabalho deve atender a um padrão de profundidade, dureza e consistência.

Maquinário sendo observado por um inspetor no Centro Nacional de Esqui Alpino (Léo Ramirez/AFP)


Um relatório do COI apontou que as instalações de Zhangjiakou e Yanqing, que receberão esqui alpino e snowboard dependem totalmente da neve artificial. A revista Nature publicou um artigo em 2020, alertando sobre o esgotamento das águas subterrâneas que pode levar a escassez de água em Pequim e piorar o abastecimento de água na capital no futuro.


Por isso, ambientalistas e especialistas reclamam da utilização das máquinas. Carmen de Jong, professora de geografia na Universidade de Estrasburgo, chamou o fato de usar muita energia e recursos para criar neve em uma área com escassez de água de irresponsável. Outros dizem que a dependência da neve artificial mostra que Pequim não está organizando Jogos "verdes" como haviam prometido.


Foto em destaque: Léo Ramirez/AFP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar