A estadunidense Leanne Wong conseguiu 55.749 pontos para liderar o primeiro dia de qualificatórias do Mundial de Ginástica Artística que começou nesta segunda-feira (18) em Kitakyushu, no Japão. A qualificação continua nesta terça-feira, 19 (noite de segunda no Brasil), com a campeã olímpica Rebeca Andrade em busca das finais.
Até o momento, Leanne Wong e Kayla di Cello dos Estados Unidos foram as únicas ginastas que superaram a barreira dos 55 pontos no individual geral, com 0.049 de vantagem para Leanne. As duas atletas tiveram a segunda e a terceira maior nota do dia no solo (14.0 para Wong e 13.8 para di Cello) e também tem boas chances de se classificarem para a final da trave. No individual geral, as melhores atletas na sequência são a japonesa Hatakeda Hitomi com 53.798 pontos e a portuguesa Filipa Martins com 53.032.
Leanne Wong 🇺🇸 led the first day of women's All-Around qualification at the #Kitakyushu2021 Worlds with a solid four-event performance. Her score for this routine on Floor Exercise was 14.0, the second highest of the day on the apparatus. 💪 #Gymnastics #GWC2021 pic.twitter.com/kwgzgy6jvE
— FIG (@gymnastics) October 18, 2021
Das três subdivisões que competem nesta terça, as principais generalistas são as russas Angelina Melnikova e Vladislava Urazova, terceira e quarta colocadas em Tóquio-2020. As duas costumam tirar notas mais altas do que Wong e di Cello e devem assumir as primeiras posições caso acertem todas as suas séries.
Na equipe chinesa, o principal destaque foi Luo Rui, que tirou 14.500 nas barras assimétricas e 14.566 na trave, encaminhando uma vaga nas duas finais. Wei Xiaoyuan lidera a disputa nas barras com 14.733, mas teve um desempenho ruim no individual geral após quedas na trave e no solo. Já Qi Qi e Li Shijia, que eram candidatas ao pódio no salto e na trave, respectivamente, tiveram quedas e estão fora das finais.
Prestes a se aposentar, a japonesa Murakami Mai foi a melhor do dia no solo, aparelho onde foi ouro no Mundial de 2017. Em busca do bi, a ginasta conseguiu 14.166 pontos. Murakami também competiu na trave, onde conseguiu 13.400, terminando o dia em sétimo lugar. Para ir à final, a japonesa terá que secar as adversárias que competem nesta terça (noite de segunda no Brasil).
Já no salto sobre a mesa, a líder é Elze Geurts dos Países Baixos. A ginasta conseguiu uma média de 14.350 pontos, para um Yurchenko com dupla pirueta e uma reversão para frente com uma pirueta.
Elze Geurts 🇳🇱 wasted no time taking the lead in women's Vault qualification Monday at #Kitakyushu2021. Geurts's strength lies in being able to execute two very different, very difficult vaults. Here's her second, an unusual handspring front layout full. #Gymnastics #GWC2021 pic.twitter.com/oGPxmixuLt
— FIG (@gymnastics) October 18, 2021
Rebeca Andrade compete na nona subdivisão, a partir das 23h15 desta segunda (18) no horário de Brasília. A fase de qualificação não tem transmissão internacional, mas a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou que vai postar vídeos das apresentações de Rebeca nas suas redes sociais.
Foto de capa: Filippo Tomasi/USA Gymnastics
0 Comentários