Últimas Notícias

CBJ convoca equipe para o Mundial Junior de judô


A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) convocou 13 atletas para representar o Brasil no Campeonato Mundial Júnior (Sub-21), que acontecerá em Olbia, na Itália, no período de 06 a 10 de outubro. Essa será a principal competição da Federação Internacional de Judô (IJF) para as categorias de base desde 2019, ano do último Mundial Júnior.

Foram convocados seis homens e sete mulheres. Apenas as categorias até 48kg e até 78kg feminina contarão com mais de um atleta brasileiro: Alexia Nascimento e Rafaela Batista (48kg), Thayane Lemos (57kg), Nauana Silva (63kg), Luana Carvalho (70kg), Eliza Ramos e Beatriz Freitas (78kg); e Matheus Pereira (66kg), Gabriel Lira (73kg), Marcos Santos (81kg), Victor Hugo Nascimento (90kg), Kayo Santos (100kg) e Daniel Bolezina (+100kg).

As disputas individuais começarão na quarta-feira (06), e serão realizadas nos dias 06, 07, 08 e 09 de outubro. No dia 10, último dia de competição, todos os judocas voltam ao tatame para a competição por equipes mistas. Os horários ainda serão confirmados pela organização.

Enquanto o circuito adulto retomou os eventos ao final de 2020 para finalizar a corrida olímpica rumo a Tóquio 2020, as etapas Sub-21 ficaram suspensas por mais tempo, retornando apenas em junho de 2021 com competições na Europa, Ásia e em alguns países sul-americanos.

O Campeonato Pan-Americano Júnior realizado em agosto, em Cali, foi a única competição internacional que o Brasil conseguiu participar neste período e que serviu de parâmetro para definir os convocados para o Mundial. Foram selecionados os campeões continentais com idade acima de 18 anos.


“Chegaremos para esse Mundial numa condição totalmente diferente dos Mundiais anteriores. A Europa já tem um ritmo de competição avançado, pois já tiveram condições de fazer em torno de seis eventos júnior, além dos nacionais. Nós tivemos apenas o Pan-Americano e os treinamentos de campo nacionais. O Brasil também ficou impedido de entrar em alguns países no continente, o que dificultou muito o nosso planejamento”, explica Marcelo Theotônio, gerente das equipes de transição da CBJ.

“Nesse cenário, o Mundial Júnior será encarado como uma ação de desenvolvimento, de oportunidade e, sobretudo, de preparação para os Jogos Pan-Americanos de Cali, que entendemos ser a competição mais importante do ano para essa classe", concluiu.

A importância do Pan de Cali está, principalmente, no que o evento pode trazer de experiência poliesportiva para os jovens atletas e também na possibilidade de chegarem aos Jogos da classe sênior. De acordo com o novo regulamento da competição, os campeões Sub-21 em Cali já garantirão vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

O Mundial Júnior, por outro lado, contribuirá para o processo de transição dos juniores para o circuito adulto da Federação Internacional de Judô. O campeão mundial júnior ganha 700 pontos no ranking mundial sênior, mesma pontuação de uma etapa de Grand Prix. No ciclo para Tóquio, quem se beneficiou dessa estratégia foi Daniel Cargnin, campeão mundial júnior em 2017 e medalhista olímpico quatro anos depois.

Abaixo segue a convocação:
FEMININO
48kg Alexia Nascimento e Rafaela Batista
57kg Thayane Lemos
63kg Nauana Silva
70kg Luana Carvalho
78kg.Eliza Ramos e Beatriz Freitas

MASCULINO
66kg Matheus Pereira
73kg Gabriel Lira
81kg Marcos Santos
90kg Victor Hugo Nascimento
100kg Kayo Santos
+100kg Daniel Bolezina

Foto: Divulgação/CBJ

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar