Brasil inicia participação no Mundial sub-17 de levantamento de peso nesta quinta-feira - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Brasil inicia participação no Mundial sub-17 de levantamento de peso nesta quinta-feira

Compartilhe
Julia Vieira levantamento de peso

O Brasil será bem representado no Campeonato Mundial Sub-17 de levantamento de peso, que acontece em Jeddah, na Arábia Saudita. A competição, que começou a ser disputada na terça-feira (5) e se encerra daqui a uma semana, contará com duas brasileiras que estão em grande fase: Julia Vieira, na categoria para 55kg, e Taiane Justino, para +81kg. 

A primeira irá à plataforma nesta quinta-feira (7), a partir das 12h (de Brasília), enquanto a segunda entrará em ação na próxima terça-feira (12), às 05h. As atletas estão sendo acompanhadas pelo treinador da seleção brasileira, Dragos Stanica. O torneio tem transmissão ao vivo do canal da Federação Internacional de Levantamento de Pesos (IWF), no YouTube (www.youtube.com/user/IWFmedia)

No Mundial, as brasileiras estão entre os maiores pesos de entrada das suas respectivas categorias. Nos 55kg, Julia tem como entrada 180kg, segundo maior peso ao lado da uzbeque Ozoda Hojieva. A maior carga é da norte-americana Katharine Estep (ouro no Pan-Americano Sub-17) com 185kg. No +81kg, Taiane também tem o segundo maior peso de entrada, 225kg. A atleta que vai começar com a maior tentativa é a cazaque Rufina Chalkarova com 230kg.

Julia Vieira vem de um excelente Campeonato Brasileiro, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), no último mês. Na competição, a pesista saiu com três medalhas no peito: dois ouros e um bronze. As primeiras colocações foram conseguidas na disputa do sub-17 e do sub-20, enquanto a terceira, no adulto. Ela levantou 171kg, sendo 77kg no arranco e 94kg no arremesso.

Em agosto, a atleta foi para a sua primeira competição internacional da carreira: o Campeonato Pan-Americano Sub-17. As suas marcas foram abaixo do que ela conseguiu no Brasileiro: 162kg no geral, 71kg no arranco e 91kg no arremesso. A pesista ficou em sexto lugar. Sobre a participação nas competições, ela ressaltou a importância de ter ‘quebrado o gelo’ para disputar o Mundial.

“Sem dúvidas adquiri muita experiência. Além de ter tido a oportunidade de testar as cargas, a minha maior felicidade foi ver minha evolução mental do Pan-Americano para cá, isso me deu mais confiança e motivação”, disse.

Julia ainda falou sobre o seu bom desempenho no Brasileiro: “O bronze no adulto foi surpreendente para mim. Estar no pódio com a Letícia (Moraes, que ficou com o ouro da categoria) e, principalmente, com uma atleta olímpica, a Nathasha (Rosa, prata no Rio de Janeiro), é a consagração de um trabalho e muita dedicação”.

Taiane também vive uma excelente fase e, com isso, vem se consolidando como uma das promessas do levantamento de pesos brasileiro. No Pan-Americano Sub-20, ela conquistou três pratas no geral, no arranco e no arremesso por ter somado 214kg (94kg no arranco e 120kg no arremesso). A pesista foi com tudo também para o Brasileiro e, na competição nacional, executou perfeitamente o levantamento de 212kg no geral, sendo 97kg no arranco e 115kg no arremesso, o que rendeu os títulos adulto, sub-20 e sub-17 no Rio de Janeiro.

Foto de capa: Divulgação/CBLP

Nenhum comentário:

Postar um comentário