Últimas Notícias

EUA levam ouro no basquete em cadeira de rodas masculino em Tóquio

Seleção dos Estados Unidos e comissão técnica posa para foto, segurando bandeiras do país

Os Estados Unidos conquistaram o ouro no basquete em cadeira de rodas masculino em Tóquio 2020. Os norte-americanos venceram a seleção do Japão na final por 64 a 60 para ficar com a medalha dourada. A Grã-Bretanha levou o bronze.

O jogo começou disputado, com o Japão tomando a liderança no placar, com os Estados Unidos aproveitando erros da equipe japonesa no fim para empatar nos últimos segundos do primeiro quarto. Os norte-americanos durante o segundo período e foram para o intervalo liderando por 32 a 27.

O terceiro quarto foi de vantagem japonesa. A equipe conseguiu tirar a vantagem dos estadunidenses e foram para o último quarto com um ponto na frente. Na metade do último quarto, o Japão estava com cinco pontos de vantagem. Mas a partir de uma excelente roubada de bola de Steve Serio, a seleção dos Estados Unidos começou a se aproveitar de erros dos japoneses para virar o jogo e abrir quatro pontos na liderança nos minutos finais.

Os Estados Unidos tiveram um ótimo aproveitamento nos turnovers. Os norte-americanos conseguiram 18 pontos através de turnovers, contra apenas um do Japão. Steve Serio foi o cestinha da final anotando 28 pontos e ficando a uma assistência de conseguir um duplo-duplo. 

Este foi o quinto ouro dos Estados Unidos no basquete em cadeira de rodas masculino e o segundo consecutivo após o título na Rio-2016. Para o Japão, a prata é histórica. A equipe masculina do país nunca havia subido ao pódio em Jogos Paralímpicos ou Campeonatos Mundiais. Liderados por Kozai Hiroaki, cestinha da equipe em Tóquio com 125 pontos, o Japão conseguiu seis vitórias em oito partidas.

Na disputa pela medalha de bronze, vitória da Grã-Bretanha por 68 a 56 contra a Espanha. O primeiro quarto do jogo foi equilibrado, com os britânicos chegando a abrir quatro pontos de vantagem, mas os espanhóis empataram no minuto final. Com boas atuações de Asier Garcia e Alejandro Zarzuela, a Espanha abriu a diferença no segundo período e foi para o intervalo vencendo por dois pontos (30 a 28).

A virada da Grã-Bretanha veio no terceiro quarto, quando a equipe conseguiu um placar de 22 a 10 no período. Os britânicos administraram a vantagem no último quarto para vencer a partida e conquistar a medalha de bronze. Os destaques da seleção da Grã-Bretanha foram Gaz Choudry, cestinha do jogo com 19 pontos, e Lee Manning que conseguiu um duplo-duplo (11 pontos e 21 rebotes).

Foto de capa: Reprodução/IPC

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar