Últimas Notícias

A 150 dias de Pequim 2022, Brasil tem três vagas garantidas e vai em busca de mais


O relógio olímpico não para. Nesta terça-feira (7) faltam exatamente 150 dias para o Brasil estar representado na cerimônia de abertura de Pequim 2022. Mais precisamente em 4 de fevereiro, terá início a 9ª participação brasileira em Jogos Olímpicos de Inverno. O país já conta com três atletas classificados e segue em busca de mais vagas.

O evento chinês já é histórico antes mesmo de começar porque pela primeira vez uma cidade que já abrigou os Jogos de Verão, em 2008, sediará também a edição de inverno. Uma das estruturas que será reutilizada é o lendário Ninho do Pássaro, palco da abertura do evento há 13 anos, que também receberá o desfile das delegações em 2022. A competição contará com cerca de 3.000 atletas, em 109 eventos, de sete esportes olímpicos (15 modalidades), até o dia 20 de fevereiro.

“Ter a oportunidade de participar dos Jogos Olímpicos de Inverno demostra o quão democrático o cenário esportivo brasileiro é e, principalmente, exemplifica o desenvolvimento do esporte brasileiro no cenário olímpico”, disse Sebastian Pereira, gerente executivo de Jogos e Operações Internacionais do COB.

“Mesmo considerando o momento atual de pandemia do Covid-19, nosso objetivo é sempre a busca de sermos melhores que a edição anterior do evento. Ou seja, evoluir nos resultados esportivos e no número de atletas brasileiros nos Jogos”, completou.

Até o momento, o Brasil tem garantidas três vagas em Pequim, todas no esqui cross-country, sendo duas no feminino e uma no masculino. A expectativa é bater o recorde de participantes (13) e de modalidades disputadas numa mesma edição (7), ambas em Sochi 2014. 

O Brasil vai buscar ainda ter representantes nas seguintes modalidades: esqui alpino, esqui estilo livre (moguls e halfpipe) e snowboard (cross e halfpipe), entre os esportes de neve; e bobsled (equipes masculino e monobob feminino), skeleton, patinação artística, patinação velocidade e curling, nos de gelo.

De Albertville 1992, na França, quando começou a história do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno, até PyeongChang 2018, na Coreia do Sul, o Time Brasil soma oito participações no evento, com 35 atletas em oito modalidades (biatlo, bobsled, esqui alpino, esqui cross country, esqui estilo livre, luge, patinação artística e snowboard). Na última participação, com dez atletas, teve a terceira maior delegação das Américas, atrás apenas de Canadá e Estados Unidos.

Preparação para Pequim 2022

Com o início da temporada de inverno no hemisfério norte, os atletas brasileiros vão em busca da vaga olímpica, a partir do planejamento elaborado pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) e pela Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), com apoio do COB.

“A CBDG está em fase final de preparação. Esperamos levar nossa maior delegação, tanto em número de provas disputadas, quanto em número de atletas. Grandes chances de qualificação no 2-man, 4-man e monobob, no bobsled e de estrearmos no skeleton com a Nicole Silveira, atleta muito promissora. Também acreditamos na terceira qualificação consecutiva da Isadora Williams. E trabalhamos pela classificação, embora mais difícil, na patinação de velocidade e no curling. Nós e os atletas estamos motivados para alcançar grandes marcas”, explicou Felipe Braun, Gerente de Esportes da CBDG.

“O sistema de classificação para os Jogos foi desenhado, na maioria dos esportes de neve, para que as vagas sejam definidas na própria temporada dos Jogos. Assim, estamos na reta final de classificação e preparação para o evento. Em diversos casos, só teremos a confirmação das vagas a menos de um mês para a abertura de Pequim 2022. Por isso, os atletas brasileiros e suas equipes técnicas entrarão nas pistas em diversos países do mundo buscando a classificação ao longo dos próximos meses”, disse Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da CBDN.

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar