Últimas Notícias

Gianmarco Tamberi e Mutaz Essa Barshim empatam e dividem ouro no salto em altura


Pela primeira vez na história olímpica, o salto em altura masculino tem dois medalhistas de ouro na mesma prova. Depois de saltarem até 2.37m sem nenhum erro e falharem juntos nos 2.39m, o italiano Gianmarco Tamberi e o catari Mutaz Essa Barshim optaram por não seguir na disputa e dividiram o título nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O bronze ficou com Maksim Nedasekau, de Belarus.

A conquista foi inédita para os dois países no salto em altura. Para o Catar, é o primeiro ouro na história da nação no atletismo em Jogos Olímpicos - o mesmo Barshim havia sido prata na Rio-2016. Para a Itália, foi o primeiro de dois ouros no atletismo no mesmo dia, já que, minutos depois, Lamont Marcell Jacobs venceu os 100 metros rasos.

Barshim e Tamberi: os campeões olímpicos do salto em altura (Foto: Reuters/Kai Pfaffenbach)

A prova começou acirrada, com todos os atletas ultrapassando a altura de 2.24m. Aos poucos, o sarrafo foi subindo e os participantes foram sendo eliminados. Com a barra em 2,37m, sete atletas ainda estavam na disputa. Nedasekau ultrapassou a marca na segunda tentativa e ficou com o bronze. Já Barshim e Tamberi conseguiram transpor o sarrafo de primeira e chegaram a 2.39m completamente empatados.

Na nova altura, nenhum dos dois conseguiu acertar uma tentativa. Como eles conseguiram performances exatamente iguais, tinham a opção de continuar competindo entre si em uma altura menor ou encerrar a prova com os dois como campeões. A dupla escolheu a segunda opção e festejou muito as medalhas de ouro.

Foto: Reuters/Kai Pfaffenbach

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar