Últimas Notícias

Daniel Rodrigues e Gustavo Carneiro perdem para dupla belga e são eliminados do tênis em CR nos Jogos Paralímpicos

De frente está o tenista Gustavo Carneiro, que em sua cadeira de rodas, cumprimenta o parceiro de dupla, Daniel Rodrigues, também na cadeira, após a disputa de um ponto

A parceria brasileira formada por Daniel Rodrigues e Gustavo Carneiro no tênis em cadeira de rodas categoria Open, nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, foi eliminada neste domingo (29), após derrota por 2 sets a 0 contra a dupla belga de Joachin Gerard e Jef Vandorpe, cabeças de chave 6. A partida de 57 minutos na segunda rodada do torneio contou com parciais de 6-3 e 6-1 para os belgas, que estão classificados às quartas de final.

Na próxima fase, Gerard e Vandorpe encaram os britânicos Alfie Hewett e Gordon Reid, cabeças de chave número 1 nas duplas. Eles venceram sua partida de estreia com um duplo 6-0 diante os austríacos Thomas Flax e Nico Langmann.

O Brasil segue vivo no tênis em cadeira de rodas, na categoria open feminino, com Meirycoll Duval, que encara na segunda rodada do torneio de simples, a cabeça de chave número 2 e atleta da casa, Kamiji Yui. 

O jogo

A dupla belga começou melhor na primeira parcial, já abrindo 2-0 no placar, após uma quebra de saque sem ceder pontos aos brasileiros. No entanto, Daniel Rodrigues e Gustavo Carneiro repetiram o feito dos belgas e já no game seguinte devolveram a quebra de zero, ou seja, sem levar pontos.

Mas no quarto game Gerard e Vandorpe voltaram a se impor na partida e conquistaram nova quebra de serviço sem deixar que os brasileiros marcassem pontos. E essa vantagem obtida ainda no princípio da partida, foi fundamental para selar a vitória dos belgas por 6-3.

Gerard e Vandorpe venceram 70% dos pontos jogados com o primeiro saque na parcial inaugural e cometeram apenas dois erros não-forçados, contra cinco dos brasileiros. Apesar de registrar 100% de aproveitamento de break point (um em um) por parte de Rodrigues e Carneiro, a dupla não ameaçou os adversários, que jogaram tranquilamente a maior parte do set.

Já na segunda parcial, os belgas deslancharam ainda mais no jogo, encontrando muita facilidade no desenvolvimento das jogadas. Assim, Gerard e Vandorpe abriram 5-0 no placar, praticamente sacramentando a vitória e a vaga na próxima fase.

Ainda deu tempo de Rodrigues e Carneiro devolverem uma das três quebras de serviço para evitar o pneu, mas não foi possível impedir a derrota na segunda rodada do torneio paralímpico. Gerard e Vandorpe fecharam o set em 6-1, após nova quebra de saque.

Os belgas venceram 27 dos 45 pontos em jogo na segunda parcial e tiveram quatro bolas vencedoras. No lado brasileiro, um fator que pode ter prejudicado o desempenho da dupla foi o baixo aproveitamento nos ponto jogados com o segundo saque, apenas 12% de pontos ganhos. 

Foto: Matsui Mikihito/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar