Últimas Notícias

Com recorde mundial, Wallace Santos conquista o ouro no arremesso de peso F55

Wallace Santos arremessa o peso durante a final

É mais um ouro para o Brasil! Wallace Santos conquistou na manhã desta sexta-feira (27) o título paralímpico do arremesso de peso F55 nos Jogos de Tóquio, com direito a quebra de recorde mundial. Ainda nesta sessão do atletismo, João Victor Teixeira foi bronze no arremesso de peso F37.

Wallace venceu a prova da F55 com 12,63m, novo recorde mundial da classe, impondo 16cm sobre a antiga melhor marca, que era do búlgaro Ruzhdi Ruzhdi. O brasileiro sobrou na disputa, tanto que três de suas marcas válidas dariam a ele a medalha de ouro (12,45m, 12,46m e 12,63m).

Natural do Rio de Janeiro, Wallace tem 37 anos e fez sua segunda aparição paralímpica. Ele participou dos Jogos em sua terra natal, em 2016, e acabou na 10ª colocação na ocasião, marcando 9,19m. A prata da disputa em Tóquio ficou com o próprio búlgaro Ruzhdi, com 12,23m. O polonês Lech Stoltman, com 12,15m, foi bronze.

Também carioca, João Victor Teixeira faturou sua primeira medalha paralímpica na classe T37 do arremesso de peso. Ele marcou 14,45m para ficar com o bronze, conseguindo também o recorde sul-americano da prova. O russo Albert Khinchagov venceu com novo recorde pessoal de 15,78m, enquanto o tunisiano Ahmed Ben Moslah foi prata com 14,50m, recorde africano.

João tem 27 anos e faz sua segunda aparição paralímpica, após ter sido quinto colocado na Rio-2016. Ele foi bronze nesta prova no Mundial de 2019. Outro brasileiro a competir em Tóquio, Emanoel Victor de Oliveira terminou na sétima colocação, com 13,63m. João ainda competirá nesta Paralimpíada no lançamento de disco F37, prova em que é o atual campeão mundial.

Com mais duas medalhas do atletismo, o Brasil já tem quatro ouros e dois bronzes nesta modalidade na Paralimpíada de Tóquio. E isto em apenas um dia de disputa! Yeltsin Jacques (5.000m T11), Silvania Costa de Oliveira (salto em distância T11), Petrúcio Ferreira (100m T47) e Wallace Santos (arremesso  de peso F55) foram ouro, enquanto Washington Junior (100m T47) e João Victor Teixeira (arremesso de peso F37) ficaram com o bronze.

Foto: Wander Roberto/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar