Ascensão dos talibãs ao poder tira o Afeganistão dos Jogos Paralímpicos de Tóquio - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Ascensão dos talibãs ao poder tira o Afeganistão dos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Compartilhe

Atualizado às 9h33 

A ascensão dos talibãs ao poder no Afeganistão, no domingo (15), tirou o país da disputa dos Jogos Paralímpicos, que terão inicio no dia 24 deste mês, em Tóquio. A confirmação foi feita nesta segunda (16), por uma porta voz do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).


"Infelizmente o Afeganistão não poderá participar dos Jogos Paralímpicos. Devido a atual situação, todos os aeroportos do país se encontram fechados e inviabilizando a presença do país em Tóquio. Esperamos que os dirigentes e os atletas fiquem seguros nesses tempos difíceis", disse a dirigente.


O país competiria com dois atletas uma no parataekwondo e um no atletismo. A lutadora Zakia Khudadi seria a primeira atleta do sexo feminino a representar o Afeganistão em Jogos Paralímpicos.


O chefe de missão afegão em Tóquio, Arian Sadiqi, respondeu uma mensagem no Twitter sobre a situação e respondeu: "Era um sonho para o comitê paralímpico do Afeganistão comparecer aos Jogos Olímpicos, mas nas atuais circunstâncias, se tornou praticamente impossível. Reze por nós"



Após 20 anos da invasão dos EUA e seus aliados, o Talibã retomou o poder no domingo ao adentrar a capital Cabul com a saída das tropas aliadas do país. O presidente já havia fugido do país e no momento, o aeroporto da capital afegã foi declarado inseguro, com milhares de pessoas tentando escapar do Afeganistão


Foto: REUTERS/Stringer

Nenhum comentário:

Postar um comentário