Últimas Notícias

Mayra Aguiar é bronze na categoria até 78kg do judô em Tóquio


Madrugada histórica para o esporte brasileiro! Mayra Aguiar ganhou a medalha de bronze na categoria até 78kg do judô e se tornou a primeira mulher a subir ao pódio na modalidade em três Jogos Olímpicos seguidos. Além disso, Mayra se igualou à jogadora de vôlei Fofão como as brasileiras com mais medalhas olímpicas.

O bronze veio em um duelo contra Yoon Hyun-ji da Coreia do Sul, 23ª do ranking mundial. As duas receberam shidos no começo da luta por falta de pegada. Logo em seguida, a coreana tentou um golpe, mas contra-atacando, Mayra imobilizou Yoon e conseguiu um ippon.

Nunca chorei tanto. Estava chorando igual criança ali. É que está muito entalado. Tudo o que eu vivi, foi muito tempo de superação, uma atrás da outra. E, hoje, poder concretizar com uma medalha é muito importante para mim", falou Mayra sobre a conquista, muito emocionada.

A gaúcha se superou até chegar em Tóquio, tendo passado por uma cirurgia no joelho em setembro do ano passado. Ela voltou aos tatames somente em junho deste ano. "É a maior conquista que eu já tive em toda a minha carreira. Por tudo o que aconteceu, tudo o que vivi, poder estar com isso concretizado é muito gostoso, está sendo muito bom”,  disse.

Mayra Aguiar bronze Tóquio

Mayra Aguiar foi parar na disputa do bronze após vencer a israelense Inbar Lanir nas oitavas e perder para a alemã Anna-Maria Wagner nas quartas de final. Na primeira luta da repescagem, Mayra Aguiar enfrentou a russa Aleksandra Babintseva. O confronto começou travado, com as duas judocas se estudando e não permitindo que a adversária conseguisse uma pegada. Babintseva ficou pendurada com dois shidos e Mayra seguiu atacando até que a russa recebeu uma terceira punição ao sair da área de combate e foi eliminada.

Na final, a japonesa Hamada Shori imobilizou a francesa Madeleine Malonga na final para ficar com a medalha de ouro. O segundo bronze ficou com a alemã Anna-Maria Wagner que havia eliminado Mayra nas quartas de final.  A judoca europeia venceu a cubana Kaliema Antomarchi por waza-ari na disputa do bronze.

França, Japão, Alemanha e Brasil no judô em Olimpíadas

Entre os homens, na disputa dos meio-pesados, o ouro também ficou com o Japão. Aaron Wolf venceu o sul-coreano Guham Cho e deu ao país-sede o nono título olímpico no judô em Tóquio. Os bronzes ficaram com Niiaz Iliasov, do Comitê Olímpico Russo, e Jorge Fonseca, de Portugal. O brasileiro Rafael Buzacarini parou ainda na estreia.

Fotos: Júlio César Guimarães/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar