Mayra Aguiar é bronze na categoria até 78kg do judô em Tóquio - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Mayra Aguiar é bronze na categoria até 78kg do judô em Tóquio

Compartilhe

Madrugada histórica para o esporte brasileiro! Mayra Aguiar ganhou a medalha de bronze na categoria até 78kg do judô e se tornou a primeira mulher a subir ao pódio na modalidade em três Jogos Olímpicos seguidos. Além disso, Mayra se igualou à jogadora de vôlei Fofão como as brasileiras com mais medalhas olímpicas.

O bronze veio em um duelo contra Yoon Hyun-ji da Coreia do Sul, 23ª do ranking mundial. As duas receberam shidos no começo da luta por falta de pegada. Logo em seguida, a coreana tentou um golpe, mas contra-atacando, Mayra imobilizou Yoon e conseguiu um ippon.

Nunca chorei tanto. Estava chorando igual criança ali. É que está muito entalado. Tudo o que eu vivi, foi muito tempo de superação, uma atrás da outra. E, hoje, poder concretizar com uma medalha é muito importante para mim", falou Mayra sobre a conquista, muito emocionada.

A gaúcha se superou até chegar em Tóquio, tendo passado por uma cirurgia no joelho em setembro do ano passado. Ela voltou aos tatames somente em junho deste ano. "É a maior conquista que eu já tive em toda a minha carreira. Por tudo o que aconteceu, tudo o que vivi, poder estar com isso concretizado é muito gostoso, está sendo muito bom”,  disse.

Mayra Aguiar bronze Tóquio

Mayra Aguiar foi parar na disputa do bronze após vencer a israelense Inbar Lanir nas oitavas e perder para a alemã Anna-Maria Wagner nas quartas de final. Na primeira luta da repescagem, Mayra Aguiar enfrentou a russa Aleksandra Babintseva. O confronto começou travado, com as duas judocas se estudando e não permitindo que a adversária conseguisse uma pegada. Babintseva ficou pendurada com dois shidos e Mayra seguiu atacando até que a russa recebeu uma terceira punição ao sair da área de combate e foi eliminada.

Na final, a japonesa Hamada Shori imobilizou a francesa Madeleine Malonga na final para ficar com a medalha de ouro. O segundo bronze ficou com a alemã Anna-Maria Wagner que havia eliminado Mayra nas quartas de final.  A judoca europeia venceu a cubana Kaliema Antomarchi por waza-ari na disputa do bronze.

França, Japão, Alemanha e Brasil no judô em Olimpíadas

Entre os homens, na disputa dos meio-pesados, o ouro também ficou com o Japão. Aaron Wolf venceu o sul-coreano Guham Cho e deu ao país-sede o nono título olímpico no judô em Tóquio. Os bronzes ficaram com Niiaz Iliasov, do Comitê Olímpico Russo, e Jorge Fonseca, de Portugal. O brasileiro Rafael Buzacarini parou ainda na estreia.

Fotos: Júlio César Guimarães/COB

Nenhum comentário:

Postar um comentário