Últimas Notícias

Maratonistas do Brasil se preparam no exterior para os Jogos em Tóquio




Os três maratonistas convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio já estão treinando no exterior como preparação final para a disputa da prova dos 42,195 km, que tem largada prevista para as 19 horas do dia 7 de agosto (horário de Brasília, manhã do dia 8 no Japão), num circuito a ser montado no Sapporo Odori Park, em Sapporo, Hokkaido, que fica a 800 km de Tóquio.

Com camping bancado com recursos exclusivos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Daniel Ferreira do Nascimento e Daniel Chaves da Silva estão no Quênia, enquanto Paulo Roberto de Almeida Paula mantém sua preparação em Portugal, onde mora. Daniel Nascimento e Paulo Roberto recebem apoio de seus respectivos treinadores, Neto Gonçalves e Luís Fernando de Almeida Paula.

Os três atletas têm algo em comum, além de disputar maratonas: nasceram no mês de julho. Paulo Roberto completa 42 anos – é o mais velho da equipe olímpica brasileira de atletismo – no dia 8. Já Daniel Chaves comemorará 33 anos no dia 10 e Daniel Nascimento fará 23 anos no dia 20.

Daniel Nascimento (ABDA-SP) está em Kaptagat, desde o dia 6 de junho. Ele viajou logo depois de vencer a Maratona de Lima e obter a qualificação olímpica no dia 23 de maio, com 2:09:04. Antes de viajar para o Quênia, o atleta ainda ganhou a medalha de ouro nos 10.000 m do Campeonato Sul-Americano de Guayaquil, no Equador, com 29:18:06, no dia 29 de maio.

“O Daniel segue um programa específico de treinamento, aproveitando a altitude de mais de 2.300 m em relação ao nível do mar”, disse o técnico Neto Gonçalves, que orienta normalmente o atleta em Bauru (SP). “Ele está treinando bem, rodando bastante e tem feito trabalho de peso.”

Daniel, segundo o treinador, divide um alojamento com atletas sul-coreanos ou naturalizados sul-coreanos. Neto embarca na madrugada de domingo (4/7) para acompanhar a preparação final do atleta, que viajou com passagens pagas por um patrocinador. A CBAt custeará as despesas de Neto Gonçalves e compensará o valor pago pelo patrocinador nas diárias que receberão para o pagamento do alojamento, de alimentação e outros compromissos.

Já Daniel Chaves, que estava treinando numa área rural de Brasília (DF), viajou na terça-feira (29/6) para Iten, cidade conhecida como “A Casa dos Campeões”, em referência à expressiva predominância dos quenianos nas corridas de rua em todo o mundo. A princípio, Chaves segue no dia 26 de julho para Sapporo, onde será disputada a prova.

“Disputar a maratona olímpica será a realização de um grande sonho e treinar em Iten é muito importante. É a grande meca dos fundistas do Quênia. O Paul Tergat, que era daqui, é uma grande referência. Vou ver como eles treinam, participar da preparação deles”, comentou animado o atleta do Pinheiros (SP).

A última maratona que Daniel Chaves disputou foi a de Londres, em 2019, quando obteve o índice olímpico ao completar os 42.195 m em 2:11:10. “Ia para Valência, na Espanha, em 2020, mas me lesionei. Este ano pensei em competir na Alemanha, recebi até o convite dos organizadores, mas acabou não dando certo por causa da pandemia.”

Já Paulo Roberto de Almeida Paula, experiente de duas Olimpíadas – Londres-2012 e Rio-2016 – optou por treinar em Perafita, que fica a 6 km da cidade do Porto, em Portugal. “A intenção era ir para a China, mas tinha quarentena, o que inviabilizaria a preparação. Resolvemos ficar em Portugal”, lembrou Luís Fernando, gêmeo de Paulo, treinador.

“É muito bacana treinar aqui. Eu dito o ritmo dele no treino. Portugal tem muitas corridas e é um dos melhores locais para treinar. E ele é muito valorizado aqui”, comentou o treinador. “Estou dando o apoio mental e ficando perto. Ele está bem.” A ida de Luís Fernando a Portugal também é uma ação CBAt, que está custeando passagem, estadia e alimentação para a preparação de Paulo Roberto, que tem entre os seus melhores resultados o sétimo lugar no Mundial de Moscou, em 2013, e o oitavo na Maratona de Londres-2012.

Foto: CBAt/Wagner Carmo

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar