Últimas Notícias

Imprensa estadunidense reclama das medidas anti-covid e afirma que elas vão contra a liberdade de imprensa


Editores de 12 dos maiores veículos de mídia dos Estados Unidos reclamaram na última segunda (30), através de uma carta, que as medidas restritivas contra o coronavírus para os Jogos estão indo contra a liberdade de imprensa. A carta foi enviada para a organização do evento e foi assinada por editores do The New York Times, The Washington Post, The Associated Press, Usa Today e mais oito veículos do país.


Uma das principais reclamações da carta é a proibição de entrevistar torcedores locais. Os editores enxergam isso como exagero direcionado a eles, já que essa regra não foi imposta à imprensa japonesa. Receberam a carta, os presidentes do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, e o presidente do Comitê Organizador Local, Hashimoto Seiko


"Algumas dessas medidas que descrevemos vão além de limitar a propagação do vírus e falam direta e principalmente à liberdade de imprensa"- dizem os editores na carta.


No playbook dos Jogos está definido que os jornalistas estrangeiros não podem fazer entrevistas nos primeiros 14 dias de estadia no país. Outra medida que afeta diretamente a imprensa é o GPS em todos os celulares de jornalistas para fiscalizar se algum profissional "furou" os locais determinados pela organização, onde estão permitidos a presença da mídia.


O Surto Olímpico terá um correspondente trazendo o que de melhor acontecer em Tóquio. Colabore com o nosso crowndfunding e nos ajude a levá-lo para o Japão.


Foto em destaque: Kyodo News


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar