Últimas Notícias

Halterofilista colombiano anuncia que não vai a Tóquio; Serafim Veli pode herdar a vaga


O colombiano Jhonatan Rivas, ouro no levantamento de pesos nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, anunciou no Instagram que não vai aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O atleta era o segundo classificado do ranking olímpico da categoria até 96kg e foi afetado pela punição sofrida pela federação colombiana da modalidade, pelo alto número de casos de doping de atletas do país neste ciclo. O brasileiro Serafim Veli, pode ficar com a vaga na Olimpíada.

Após Egito, Tailândia, Malásia e Romênia serem banidos da modalidade em Tóquio, a Federação Colombiana de Levantamento de Pesos (FCLP) fez um acordo com a Agência Internacional de Testagem (ITA), que conduz os procedimentos antidoping da Federação Internacional (IWF), para que a Colômbia possa participar dos Jogos. Porém o país terá um limite de apenas três atletas no esporte: dois homens e uma mulher.

O anúncio de Rivas nas redes sociais, indica que ele não deve ser um dos atletas escolhidos no masculino. “Lamentavelmente, hoje tenho que informá-los que não estarei no evento multidesportivo mais importante do mundo. Ainda assim, continuarei trabalhando forte para cumprir meus sonhos”, disse o halterofilista na publicação.


As vagas no levantamento de pesos vão para os oito primeiros colocados do ranking olímpico, mais os melhores atletas ainda não classificados de cada continente. Caso o colombiano não seja convocado, o cubano Olfides Saez, nono colocado, se classificaria direto e Serafim Veli seria o próximo atleta das Américas no ranking, devendo herdar a cota continental. 

Serafim Veli no Brasileiro de 2018 - Foto: Washington Alves/Light Press/CBPL
O Surto Olímpico entrou em contato com a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) e a entidade informou que ainda está aguardando a confirmação da IWF. No momento, o Brasil tem dois atletas classificados na modalidade: Jaqueline Ferreira, na categoria até 87kg e Fernando Saraiva na categoria acima de 109kg.

Foto de capa: El Tiempo

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar