Últimas Notícias

Medalhista pan-americana, Fernanda Borges é suspensa preventivamente por uso de substância proibida



Medalhista pan-americana e classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a lançadora de disco Fernanda Borges foi suspensa preventivamente pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (01º), no mesmo dia em que a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou a lista com os 52 atletas brasileiros convocados para Tóquio.

A brasileira, que tem 32 anos, foi flagrada em 21 de maio pelo uso da substância dopante ostarina. Também conhecida como MK-2866 e Enobosarm, a substância é um modulador seletivo do receptor de andrógeno (SARM) que é vendido ilegalmente no mundo inteiro como uma substância que melhora o desempenho. 

Atualmente, a ostarina não está disponível como medicamento de venda de prescrição médica em nenhum país.

A AIU expediu uma notificação para que a atleta explique por que a substância estava presente no sangue. Caso não consiga, a suspensão será definitiva. A brasileira pode evitar uma suspensão que a tiraria dos Jogos caso acelere o processo junto a Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Fernanda havia garantido a sua participação em Tóquio ao obter o índice olímpico em abril, vencendo uma prova nos Estados Unidos com 64,21m. Ela foi sexta colocada no Mundial de 2019 e prata no Pan de Lima. Nesta temporada, aparece como a 16ª colocada do ranking mundial.

Se a punição se tornar definitiva, o Brasil ainda poderá contar com outras duas atletas no lançamento de disco em Tóquio-2020. Andressa de Morais conseguiu índice olímpico, enquanto Izabela Silva se classificou pelo ranking mundial. A lista com todos os participantes do atletismo brasileiro na Olimpíada você pode conferir aqui

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar